> > BMB

BMB | galeria

Oriunda da Tuttotrasporti, o BMB Mode Center foi criado em 2001, em Resende (RJ), para, com exclusividade, prestar serviços de transformação para MANVolkswagen Caminhões. (Em 2016 a implementadora também se instalaria em Querétaro, junto à filial mexicana da VWC.)

Desde 2006 instalada ao lado da fábrica de caminhões, a BMB é a responsável pela produção de veículos especiais que não têm lugar na linha de montagem seriada da VW. A BMB recebe os veículos (já faturados pela montadora) e processa as modificações solicitadas; todo o processo é acompanhado pela VW, que dá garantia integral aos produtos fornecidos. Além de executar alterações de menor monta (instalação de terceiro eixo, segundo eixo direcional, quinta roda e cano de escapamento vertical), em diversas situações a empresa efetua intervenções mais profundas: transformação de chassis de ônibus em articulados e low floor, adaptação de chassis leves de caminhão para a montagem de carrocerias de carros-forte, caminhões para limpeza urbana e instalação de tração 4×4, 6×6, 8×2, 8×4 e 10×4 em veículos médios e pesados.

Os ônibus articulados (inadequadamente construídos a partir de chassis com motor dianteiro) recebem suspensão pneumática nos dois eixos traseiros. Os ônibus com piso baixo, ao contrário, têm perfeitas características para o transporte urbano, conforme preconizado para os ônibus padron – motor traseiro, suspensão pneumática nos dois eixos e grande balanço dianteiro, permitindo a utilização de portas com 1,10 m de largura (os veículos são construídos a partir do VW 17.260 EOT, com motor atrás, recebendo novo chassi com piso baixo da frente até o eixo traseiro). A preparação dos chassis para carros-forte consiste, basicamente, no recuo do posto do motorista, da direção e controles. Os caminhões 4×4 e 6×6, que recebem caixa de transferência, elevação da suspensão e novo eixo trator à frente, destinam-se ao uso civil e militar; do primeiro, a VW encomendou um protótipo especial, com cabine simplificada, rodado simples traseiro e equipamentos de campanha para ser submetido a testes pelo Exército, modelo que acabou por reverter em grande encomenda das Forças Armadas. Os caminhões 8×2 e 8×4 (próprios para serviços de mineração e construção pesada) recebem segundo eixo direcional dianteiro, com assistência hidráulica, e mais um eixo traseiro, tracionado ou não. O 10×4, por fim, ganha um terceiro eixo direcional – o último.

Em média são realizadas em torno de 200 transformações por mês. Ao longo dos primeiros vinte anos de operação, a BMB customizou mais de 160 mil veículos, volume equivalente a 21% do total vendido pela VWC no período.

<modecenter.com.br>





GmailFacebookTwitter