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Maior fabricante mundial de equipamentos de compactação, a alemã Bomag foi adquirida em 2004 pelo grupo francês Fayat, atuante nos setores industrial, de construções e serviços e maior produtor europeu de máquinas de pavimentação; em 2017 a empresa francesa também assumiu o controle da sueca Dynapac e, por extensão, de sua filial brasileira. Sua linha de máquinas foi introduzida no mercado brasileiro no segundo semestre de 2008.

Quatro anos depois, por ocasião da feira M&T de 2012, a Fayat anunciou a intenção de instalar unidade de fabricação de rolos compressores em Campinas (SP), com capacidade para 500 máquinas/ano e início de produção naquele mesmo ano. O primeiro modelo seria um rolo vibratório de um cilindro e 12 t, seguido, possivelmente, da versão de 17 t e de compactadores sobre pneus.

Os rumos da empresa, contudo, foram outros. Em junho de 2013 adquiriu a divisão Roadbuilding da Terex internacional e com ela a unidade fabril brasileira, situada em Cachoeirinha (RS). Sob a razão social Bomag Marini Latin America, inicialmente retomou a produção das usinas de asfalto fixas e rebocadas e das vibroacabadoras da marca norte-americana, revendo e modernizando o projeto dos equipamentos.

Em 2014 a linha de máquinas autopropelidas nacionais contava com quatro modelos sobre esteiras, com capacidade de processamento de 400, 450 e 600 t/h (VDA 400, 600, 700 e 700SM – a última própria para produzir acabamento mais fino na pavimentação), e suas variantes sobre pneus (VDA 421, 621 e 721). No ano seguinte a linha foi remanejada, sendo o modelo VDA 700 substituída pelo VDA 700 MAX, com novo design, maior visibilidade e melhor acesso aos órgãos mecânicos.

As máquinas menores (VDA 400 e 421, da classe de 12,0 t), acionadas por motor Cummins de 100 cv, permitiam pavimentar faixas de 2,50 a 4,55 m de largura. As demais (13,5 t sobre pneus e 15,8 t sobre esteiras) dispunham de motores MWM de 110 cv (VDA 600 e 621) e Cummins de 130 cv (VDA 700 MAX) e largura máxima de trabalho de 5,75 e 6,05 m, respectivamente.  Todas elas possuíam transmissão hidrostática.

No final de 2014 a Bomag Marini lançou seu primeiro rolo compressor vibratório nacional, o modelo BW 212 D-40 articulado, de 14,7 t, com um cilindro e motor Cummins de 4,5 l e 130 cv. Apresentado em duas versões (para rochas e terrenos com baixa coesão e para solos coesivos e com elevado conteúdo de água), possuía eixo traseiro anti-deslizante e cilindro liso com tração. A transformação do rolo liso em “pé-de-carneiro” (modelo BW 212 PD-40) se dava pela simples sobreposição de um conjunto envolvente composto de três seções.

Em 2018, além deste rolo e das usinas de asfalto fixas e rebocáveis, a linha nacionalizada compreendia apenas três outros equipamentos autopropelidos: a família de vibroacabadoras VDA MAX, nas versões 400 e 421 (respectivamente sobre esteiras e pneus, com 12,5 t e 10,1 t), ambas com rendimento de 400 t/h e largura máxima de pavimentação de 4,55 m), e 700 (sobre esteiras, 14,1 t, 700 t/h e 5,75 m) – todas elas equipadas com motor Cummins de 4,5 l e 130 cv.

Além destes, a empresa importa alguns equipamentos para completar seu portfólio.

<bomagmarini.com>





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