> BRASPRESS

BRASPRESS | galeria

Protótipo esportivo construído pelo mecânico João Alfran em 2004, em São Paulo, atendendo a encomenda dos pilotos Urubatan e Urubatan Jr., da família Helou. Oficialmente conhecido como Braspress/Alfran 450A, tinha chassi tubular e um potentíssimo motor Chevrolet V8 aspirado de 7,0 litros e 600 cv estimados. Preparado para disputar as 1000 Milhas Brasileiras, em janeiro de 2005, o carro não chegou a participar da prova, surpreendidos que foram seus proprietários pela morte prematura do construtor poucos dias antes.

O carro permaneceu sob a guarda da família Helou até 2012, sem competir, acabando por vendê-lo para o piloto Ney Faustini, também proprietário da concessionária Chevrolet Absoluta. Com pequenas alterações aerodinâmicas, em junho daquele mesmo ano o protótipo pela primeira vez chegou às pistas, correndo na 6a etapa do Campeonato Paulista de Força Livre. Como o plano de Ney era participar da Top Series, campeonato de endurance que acabou por ser cancelado no meio da temporada, o carro foi novamente guardado.

O Alfran 450A por fim renasceria em 2021, completamente renovado e com novo nome: Absoluta ABS01. Preparado pela Tigueis Motorsport, o carro ganhou novo chassi tubular em aço molibdênio, estrutura do santantônio com quatro pontos (em lugar dos nove anteriores), posição mais baixa para o piloto, câmbio seqüecial Hewland e nova suspensão. A aerodinâmica foi mais uma vez revista, incluindo a adição de um defletor à frente e o redesenho de tomadas de ar.

Pilotado por Ney, o ABS01 estreou em junho, na 2a etapa do Campeonato Paulista de Força Livre. Para as provas de longa duração que pretende disputar, a equipe tem planos de substituir o atual V8 de 7,0 l por outro Chevrolet de 6,2 l, mais leve e econômico.

[LEXICAR agradece a Daniel Vieceli pelas informações relativas ao protótipo ABS01.]

 





GmailFacebookTwitter