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CYSNE PRATEADO | galeria

Extravagante automóvel construído entre 1956 e 57 na Auto Mecânica Atenas, de São Paulo (SP), pelo imigrante grego Constatin Theodore Kessar e pelo espanhol Miguel Borrel, ambos com experiência prévia na industria automobilística mundial – respectivamente na GM e Ford, nos EUA, e na Pegaso espanhola (que na década de 50 já produzira moderníssimos automóveis esportivos). Montado sobre chassi norte-americano Ford, o carro teve o motor preparado para atingir 145 cv de potência; bomba de combustível, radiador e filtros foram redimensionados para atender aos 40 cv adicionais conseguidos pelo motor; a caixa de câmbio veio de um Lincoln.

A carroceria de aço foi feita a mão por Borrel, e foi nela que se concentrou a maior criatividade da equipe de quatro profissionais que criou o carro. Algumas das soluções encontradas eram práticas e modernas, outras apenas excêntricas, tais como as “asas de estabilidade” (rabos-de-peixe com a pretensa função de aumentar a segurança), os detalhes da grade “banhados a ouro” e a pintura externa, em 54 tonalidades de grená. Dentre as idéias inventivas, vidros das portas que corriam para cima, ficando recolhidos no teto, e duas malas para viagem revestidas com o mesmo material do estofamento e acondicionadas atrás dos bancos (o carro tinha apenas dois lugares e nenhum porta-malas). Contaminada pela excitação que envolvia a implantação da indústria automobilística brasileira, que mal se iniciava, a Auto Mecânica Atenas tinha planos de transformar-se em fabricante de carrocerias especiais, apenas aguardando obter financiamento para consegui-lo. Não há notícias de sucesso em seus planos.





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