> ECONOMINI

ECONOMINI | galeria

Protótipo de carro urbano construído no início da década de 80 por Cláudio Roberto Maruggi, de Porto Alegre (RS). Com apenas 2,23 m de comprimento e 1,44 m de altura, este foi um dos menores automóveis já projetados no país. O carinho era equipado com motor central de dois tempos refrigerado a ar Lambretta (um cilindro, 175 cm3 e 8,75 cv) e caixa de quatro marchas da mesma origem. A suspensão, que apresentava amortecedores e molas helicoidais nas quatro rodas, era independente com braços oscilantes na dianteira e com eixo rígido na traseira. Dispondo de freios hidráulicos a tambor nas quatro rodas, o Economini utilizava as mesmas rodas de dez polegadas do triciclo de carga da Lambretta. A carroceria de fibra de vidro de linhas angulosas comportava dois passageiros e 260 kg de carga; o acesso ao bagageiro se dava pelo para-brisa traseiro de acrílico, que basculava para cima, assim também cumprindo o papel de tampa do porta-malas.

Dois exemplares do veículo foram expostos no XII Salão do Automóvel, em novembro de 1982. Quando testado, ainda sob a forma de protótipo, o Economini apresentou a desfavorável relação peso-potência de 45 kg/cv; segundo o projetista, o motor seria substituído por outro (ainda Lambretta) mais potente e, quando da produção seriada, o peso do carro seria reduzido em mais de 20%. Cláudio chegou a criar em sua cidade uma empresa – a Economini Indústria e Comércio de Veículos Ltda. – que lhe permitisse captar recursos para estruturar a produção e colocar o carrinho em linha de fabricação, porém não obteve sucesso.





GmailFacebookTwitter