> > ENSEADA

ENSEADA | galeria

Fundada em São Paulo (SP), em 1987, Enseda Veículos Especiais foi um dos pequenos fabricantes de carros fora-de-série do país com vida mais longa, tendo produzido réplicas e buggies até o final dos anos 90. Sua primeira criação, e carro-chefe da marca por estes mais de dez anos, foi a cópia do esportivo inglês MG-TD, de 1952, idêntico ao modelo que já vinha sendo fabricado no Brasil, desde 1974, pela Lafer. O veículo, com carroceria em plástico reforçado com fibra-de-vidro, apresentava acabamento bem cuidado, com atenção em detalhes tais como capota com cajados de madeira e painel de compensado naval envernizado. Oferecido como kit, podia ser montado sobre a plataforma de qualquer modelo Volkswagen com motor traseiro, sem necessidade de alteração da distância entre eixos.

No final de 1988 a empresa lançou dois modelos de buggy – Enseada Plus e Mini-Buggy Enseada Plus – logo seguido do Enseada Tupy. As versões se diferenciavam pelo entre-eixos (chassi curto ou normal, dois ou quatro lugares), pelo santantônio (tubular duplo ou tipo targa) e pelas lanternas traseiras (retangulares ou com lentes de desenho especial, largas e afiladas, num estilo que se tornou relativamente comum na época). Na dianteira, tinham linhas quadradas e faróis retangulares. A empresa sobreviveu ao choque provocado pela repentina abertura do mercado às importações no início da década de 90, que vitimou tantos fabricantes. Embora tenha também sentido a redução da demanda, procurou compensá-la pela diversificação, passando a produzir, por volta de 1992, duas réplicas Porsche, dos modelos 550 e 911, sempre sobre mecânica VW com motor traseiro. Na ocasião, seu buggy foi substancialmente modernizado, mantendo os pequenos faróis retangulares porém acentuando as linhas angulares, sobretudo na traseira.





GmailFacebookTwitter