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Foi nos anos 20 que a norte-americana Euclid especializou-se na produção de equipamentos pesados de construção, produzindo em 1934 seu primeiro caminhão basculante para operações fora-de-estrada. A empresa foi adquirida pela GM em 1953; em 1968, entretanto, as leis anti-trust dos EUA obrigaram-na a se desfazer da divisão, então comprada pela White.

Poucos meses antes, ainda em 1968, cogitou-se fabricar no Brasil o modelo E-35 – então o caminhão fora-de-estrada mais vendido no país. O veículo seria produzido “dentro de dois anos” na unidade GM de São José dos Campos (SP), com elevado índice de nacionalização; seriam importados somente a transmissão automática e os sistema de freios e suspensão. A venda da Euclid para a White teria abortado o projeto.

A partir daí, a empresa mudou de mãos por diversas vezes: assumida em 1977 pela Daimler-Benz, foi revendida em 1984 para a Clark. No ano seguinte esta se associou à Volvo sueca, formando a VME (Volvo-Michigan-Euclid).

Em 1991, a Euclid novamente tornou-se um negócio independente (VME North America) – por pouco tempo, pois dois anos depois veio a se associar à japonesa Hitachi que, no ano 2000, assumiu 100% do controle da empresa e, aos poucos, eliminou do mercado a marca Euclid. A Volvo, por seu lado, em 1995 adquiriu os 50% de participação que a Clark possuía na VME, alterando o nome da empresa para VCE (Volvo Construction Equipment).

Com o advento da VME, em 1985, o Brasil (que já contava com instalações da Clark e da Volvo) entrou nos planos da nova empresa, que previa a ampliação da linha de equipamentos de construção e a possível entrada no segmento de caminhões fora-de-estrada, com o lançamento de um modelo Euclid de 120 t.. O projeto do caminhão não se concretizou, optando a VCE por investir em outras linhas de produtos, nas quais é hoje um dos grandes fabricantes nacionais.





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