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Fundada em Araquari (SC) em 1998, a Gomes Máquinas Agrícolas Ltda. é uma das poucas empresas no Brasil a construir tratores com rodas de aço, preparados para operar em áreas alagadas de cultura de arroz. Seus primeiros equipamentos eram bastante simples, perfeitamente adaptados ao seu uso, porém pouco preocupados com o conforto e a estética, tal como o trator GH 14, com três rodas e tração traseira, adaptado de cultivadores Tobatta ou Yanmar. Logo, porém, passou a projetar e fabricar veículos mais complexos – tratores de quatro rodas equipados com semeadoras ou pulverizadoras e pequenos veículos para transporte.

Os novos tratores, acionados por motores diesel de 30 ou 33 cv (refrigerados a ar ou água, respectivamente), eram articulados e contavam com direção hidráulica, caixa com quatro marchas (mais ré) e tração e redução nas quatro rodas; havia uma versão cabinada. No início da década de 10 já eram três os modelos disponíveis: GHRE 44 (motor Yanmar 3 cilindros, 44 cv), 55 (MWM 3 cilindros, 55 cv) e 57 (Yanmar 4 cilindros, 57 cv), todos eles refrigerados a água, com cinco marchas e freios nas quatro rodas. O GHRE 57 era equipado com moderna cabine, fornecida por terceiros, opcional nos outros modelos.

Quanto aos transportadores, eram duas opções: GT 16 e GT 30, com cinco marchas à frente e uma a ré, freios nas quatro rodas e motores Agrale refrigerados a ar de um e dois cilindros e 16 e 30 cv, com opção Yanmar refrigerado a água de dois e três cilindros e 16 e 32 cv. Eram veículos articulados com carroceria de madeira basculante e capacidade de carga de 1,1 e 1,5 t.

Em 2014 a linha de máquinas foi limitada a dois modelos – os de maior porte da gama precedente: trator GHRE 57 (com ou sem cabine) e transportador Gibata GT 30 (o antigo GT 30), ambos mantendo as características técnicas anteriores. A  empresa chegou a projetar um caminhão leve com chassi próprio, cabine aberta, motor diesel de quatro cilindros, tração 6×6 e capacidade para 5 t, que chamou Gibata, mas que não teve seguimento industrial.

Dois anos depois, a carreta articulada ganhou um nome (Bravo 1600G), novo design, cabine com para-brisa e suspensão e motores Yanmar de maior potência (27 ou 44 cv). Também o trator GHRE teve o capô retocado e a potência elevada, com cinco opções de motor diesel refrigerado a água: MWM de três cilindros e 55 cv e quatro cilindros e 75 cv, Yanmar de quatro cilindros aspirado ou turbo com 57, 75 ou 90 cv. A máquina podia portar tanques de defensivo de 1.000 l e barras de pulverização de 16 ou 18 m.

Além de pequenas alterações de desenho do capô, a linha permaneceu a mesma até 2018, quando, na Expointer, foi apresentado o modelo mais pesado da marca e o primeiro sobre pneus: GHRE 102, com motor MWM de 102 cv, tanque de 2.000 l e barras de 24 m.

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