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HANOMAG | galeria

Tradicional empresa alemã fabricante de veículos fundada em 1905, três anos depois lançou seu primeiro caminhão e, em 1924, também passou a produzir tratores. Em 1952 teve o controle acionário adquirido pelo grupo siderúrgico Rheinischen Stahlwerken, que em 1964 também assumiu os ativos da companhia fabricante de caminhões pesados Henschel. Em 1969 o grupo controlador vendeu seus negócios de veículos para a Daimler-Benz, que até 1974 manteve os caminhões em linha sob o nome Hanomag-Henschel, a partir daí eliminando as duas tradicionais marcas. A produção de tratores, por sua vez, foi suspensa em 1971.

A Hanomag foi um dos primeiros fabricantes estrangeiros a manifestar interesse pelos planos do GEIA de incentivo à implantação da indústria automobilística no Brasil, já em 1956 anunciando sua intenção em aqui produzir caminhões leves e tratores. Ao apresentar seu programa ao governo federal, no entanto, a Hanomag limitou-se ao projeto do trator. Dois modelos agrícolas foram submetidos ao órgão, ambos com motores diesel Mercedes-Benz: o BR-4, de porte médio (2,1 t), com quatro cilindros e 44 cv, e o pesado BR-6 (3,7 t), com seis cilindros e 65 cv. Aprovado no final de 1960, o projeto do BR-4 foi um dos dez selecionados pelo GEIA para nacionalização.

Seguindo as normas vigentes, foi criada uma empresa específica com este fim – a Interamericana Comércio, Máquinas e Tratores Ltda. –, que se responsabilizaria pela instalação da planta industrial (no estado de São Paulo) e pela fabricação, até junho de 1962, das primeiras 2.000 máquinas nacionais da marca. Entretanto, embora sua presença estivesse sendo aguardada no II Salão do Automóvel, em novembro de 1961, a Hanomag não só não participou da mostra – a primeira a expor tratores agrícolas produzidos no país – como também desistiu de levar adiante o projeto.





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