> > ICOMDA

ICOMDA | galeria

Sediada em São José dos Campos (SP), a Icomda – Comércio e Desenvolvimento Automobilístico Ltda. lançou seu primeiro veículo – a minigaiola Brigão – no XIV Salão do Automóvel, em 1986. Era intenção da empresa produzir um veículo que se adequasse às aventuras fora-de-estrada, mas que também pudesse ser utilizado no dia-a-dia, e por isso dotou o Brigão de todos os elementos exigidos pelos órgãos de trânsito: faróis, lanternas, retrovisor, para-lamas, para-brisa e cinto de segurança. Itens adicionais de conforto eram a capota de lona, o painel inteiriço e o porta-luvas com chave; como opcionais, guincho e freios seletivos na traseira (setectration). O carro utilizava mecânica Volkswagen Brasília 1600, montada sobre chassi tubular de fabricação própria. Carenagem, para-lamas e bancos eram moldados em fibra de vidro. O Brigão era vendido sob a forma de kit ou completo, com mecânica zero km.

Em 1989 a Icomda também pensou em construir buggies de dois lugares, para isto projetando um chassi tubular de seção quadrada para receber toda a mecânica VW, inclusive motor 1200 com um carburador. O carro recebeu o nome Brasileirinho, mas somente duas unidades foram fabricadas, pois a empresa optou por entrar no ramo das réplicas. A partir de então, produziu por alguns anos cópias do MG TD, do Porsche 550 Spyder e de 911, todos com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro sobre plataformas VW novas ou usadas.





GmailFacebookTwitter