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LAVRALE | galeria

Empresa do Grupo Francisco Stedile, a Lavrale foi criada em outubro de 1969, em Caxias do Sul (RS), com o objetivo de fabricar implementos agrícolas para microtratores Agrale, logo também passando a fornecê-los para tratores de maior porte. Em meados da década de 80 adquiriu o controle da também caxiense Nora S.A., fabricante de implementos e pequenas colheitadeiras automotrizes. Em outubro de 2001 foi a vez da aquisição da Yanmar Indaiatuba Ltda., divisão de máquinas agrícolas da japonesa Yanmar, que teve a denominação alterada para Agritech Ltda.. Em julho de 2002, a Lavrale incorporou a Agritech, assumindo a razão social Agritech Lavrale Ltda..

Ao longo de sua existência a empresa desenvolveu grande variedade de implementos rebocados e embarcados para o preparo do solo, plantio, cultivo, colheita e transporte, vários deles premiados por suas soluções técnicas criativas. Como instrumento para enfrentar as crises cíclicas do setor agrícola, acentuadas a partir dos anos 80, a Lavrale buscou a diversificação, produzindo alguns tipos de veículos autopropulsados, dentre os quais a colheitadeira automotriz para pequenos cultivos de cereais modelo 300, herdada da Nora, com motor MWM de três cilindros e 56 cv, tanque graneleiro de 1.300 l e plataforma de corte de 2,50 m de largura.

No final de 1985 lançou o triciclo motorizado TR-3, o primeiro, no país, a ser construído por um grande fabricante, e em 1988 lançou o Quattor, primeiro quadriciclo nacional. Também produziu karts de competição. O triciclo, vendido completo ou sob a forma de kit, foi projetado a partir das motos trial Elephant de 125 e 200 cm3, fabricadas pela Agrale sob licença da italiana Cagiva, das quais aproveitava quadro e mecânica. O Quattor também utilizava componentes mecânicos de motos Agrale de série, no caso o conjunto motor refrigerado a água de 190 cm3 e 30 cv da trial Dakar, porém os demais elementos eram de projeto próprio (suspensão dianteira independente com molas helicoidais, transmissão por corrente, suspensão traseira por mono-amortecimento, freios a disco na frente e a tambor atrás). O kart, por fim, equipado com carenagem, aerofólio e o mesmo conjunto motor-câmbio da Quattor, de 30 cv e seis velocidades,  foi o primeiro produzido no Brasil com caixa de marchas.

Constituindo-se hoje numa das Divisões da Agritech Lavrale, a Lavrale volta às origens como unidade destinada à produção de implementos agrícolas, mais recentemente tendo introduzido em catálogo uma linha de cabines para tratores. A empresa também fabrica pequenos reboques militares, além de fornecer autopeças para a Agrale e outros fabricantes.

<lavrale.com.br>





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