> > > MAHINDRA

MAHINDRA | galeria

Fabricante de utilitários e maior grupo automotivo indiano, a Mahindra tem presença recentíssima no Brasil. A produção de seus veículos no país foi iniciativa da Bramont, que até 2005 montou em sua planta de Manaus (AM) jipes Cross Lander, versão nacional dos romenos ARO. Alguns modelos, ainda importados da Índia, foram expostos no XXIV Salão do Automóvel, em outubro de 2006, quando foi anunciada sua montagem no Brasil a partir do ano seguinte. Importados sob a forma CKD, os carros inicialmente teriam somente 10% de componentes locais, mas seriam progressivamente nacionalizados; nesse processo, a Usiparts, de Pouso Alegre (MG), ficaria responsável pela montagem, pintura e acabamento interno das cabines e carrocerias. Seriam três os modelos fabricados: um “utilitário esportivo” com sete lugares (Scorpio, na Índia) e duas picapes para uma tonelada (aqui chamadas Pik up), com cabine simples e dupla, todos eles 4×4. A linha estética era a mesma, mas nas picapes a grade e os para-choques tinham cor preta, enquanto que no SUV eram pintados na cor da carroceria. A linha de montagem teria capacidade para 350 carros/mês, embora a expectativa fosse comercializar cerca de 200 unidades mensais.

Os primeiros carros foram entregues em agosto de 2007. Equipados com motor turbodiesel (importado) com gerenciamento eletrônico, quatro cilindros, 2,6 l e 110 cv, tinham cinco marchas com reduzida, suspensão dianteira independente com barras de torção, eixo rígido traseiro com molas semi-elípticas (nas picapes) ou helicoidais (no Scorpio), freios a disco ventilados na frente e direção hidráulica. Os três traziam ar condicionado, CD/MP3 player e acionamento elétrico dos vidros e da tração integral; o SUV, adicionalmente, recebia rodas de liga e estofamento em couro.

No XXV Salão, em 2008, foi lançado o modelo chassi-cabine que, podendo acomodar diversos tipos de carroceria, veio a substituir o modelo picape cabine simples; ao SUV, por sua vez, foi oferecida opção de transmissão automática. Em 2010 a linha foi reestilizada, ganhando grade, para-choques, lanternas dianteiras e barras decorativas laterais de novo desenho, além de ABS e duplo air-bag. Resistentes e bem equipados, porém utilizando materiais de acabamento de menor qualidade, os utilitários Mahindra ainda buscavam seu espaço no mercado brasileiro: apesar do preço altamente competitivo, nos dois primeiros anos de produção – 2008 e 2009 – para um total de 1.022 unidades fabricadas, apenas 778 veículos da marca haviam sido licenciados no país.

Em 2011 o controle da Bramont foi vendido para o grupo chileno Minvest, representante da Hyundai, BMW e Mini naquele país. Ao assumir 70% do capital da empresa os novos controladores tentaram dar nova dinâmica aos negócios brasileiros.

A produção observou um salto em 2013, ano em que foram concluídos 1.930 carros (pouco mais de 2.800 haviam sido fabricados até então). Após uma breve suspensão das atividades em 2014, motivada pela necessidade de atender às exigências do Proconve e, simultaneamente, incrementar as características utilitárias dos veículos, no final do ano a linha foi relançada com algumas modificações mecânicas (o SUV foi então rebatizado M.O.V. – de Mahindra Off-road Vehicle). Além de ajustes na caixa de câmbio e do reposicionamento dos amortecedores traseiros, o motor diesel turbo foi substituído por uma unidade de 2.179 cm3 e 120 cv. A transmissão (câmbio manual de cinco marchas e tração 4×4 com reduzida) permaneceu a mesma. Todo esse movimento, contudo, não resultou em nada: em fevereiro de 2015 a Bramont comunicou o encerramento da produção dos utilitários Mahindra no Brasil, concretizada três meses depois. Menos de 4.000 carros haviam sido fabricados até então.

Nova linha de atuação, no entanto, já se abria – a produção local de tratores agrícolas, dos quais a Mahindra indiana é um dos maiores fornecedores mundiais. Tratores Mahindra já vinham sendo nacionalizados desde 2008 pela firma gaúcha Ursus. Em paralelo, a partir do início de 2012 também a Bramont começou a montá-los em novas instalações construídas em Dois Irmãos (RS). Ao lado de alguns modelos importados, dois tratores de porte médio foram lançados: 8000 e 9200 4WD, ambos com 3,8 t, tração nas quatro rodas e 12 marchas à frente e a ré, equipados com motores de quatro cilindros Mahindra, respectivamente com 3.192 cm3 e 80 cv e 3.533 cm3 e 92 cv.

Em 2016 a Mahindra & Mahindra indiana assumiu as operações brasileiras. No ano seguinte os tratores passaram por leve modernização, dando origem a dois novos modelos. Denominados 8000S e 9500S, tiveram capô e para-lamas redesenhados e receberam conjunto ótico com leds; agora preparada para receber cabine, a plataforma de operação foi racionalizada, de forma a oferecer melhor ergonomia e maior conforto. O modelo 9500S ganhou novo sistema hidráulico e teve a potência elevada para 95 cv. Os modelos 8000 e 9200 permaneciam em linha.

Em agosto daquele ano, na Expointer, a Mahindra anunciou seus planos de longo prazo para o país, envolvendo investimentos de US$ 70 milhões em cinco anos, com a meta de dobrar a produção nacional até 2022, eventualmente exigindo a construção de nova planta. Já como  fruto da nova fase lançou, na oportunidade, o primeiro modelo da nova Série 6000, da categoria entre 55 e 75 cv – 6060, com 2,75 t, motor de 3.533 cm3 e 57 cv, tração 4×4 e 15 marchas reversíveis.

O que houve de novo a partir de 2018:

<mahindra.com.br>





GmailFacebookTwitter