Marcas menos conhecidas

Marcas menos conhecidas

Abaixo relacionadas, você encontra quase 200 marcas pouco ou nada conhecidas. Para algumas são tão vagas as informações, que talvez nem mesmo tenham existido como marcas. Para outras, dispõe-se de um perfil descritivo, ainda que incompleto, porém nenhuma imagem. Minitextos acompanham as marcas: embora possam conter erros ou imprecisões, dão pistas que permitirão ajudar na definição de um retrato mais preciso da marca. Para contribuir, clique no nome.

 


 

A1 – Gaiola Trilha, relacionada em sites estaduais de Detran.
AFONSO – Réplica Bugatti 2006.
AGNES – Réplica Porsche.
ALAMO – Buggy.
ALLIFER – Buggy sobre plataforma VW Brasília com motor 1500 refrigerado a ar, anunciado para venda pela internet, em 2010, em Curitiba; carroceria aparentemente calcada no jipe Suzuki.
ARGI – Carroçarias Argi Ltda., de Jaraguá do Sul (SC), ainda em operação como fabricante de carrocerias metálicas especiais e furgões frigoríficos e de alumínio; em 1980  também fornecia carrocerias abertas de madeira, trailers e motor-homes.
ARKS – Buggy de estilo convencional fabricado até meados dos anos 80.
AUTO RACING – Réplica da passagem dos séculos XX-XXI.
AUTO STARLING – Oficina de Belo Horizonte (MG) fabricante de triciclos com motor VW AP 1800 e 2000
AYRES – Protótipo de competição construído em exemplar único por Adilson Ayres, mecânico que trabalhou com Nelson Piquet nas Fórmulas 3 e Super-Vê. Biposto, tinha chassi monobloco de alumínio e motor Nissan biturbo de seis cilindros em V e 3.0 l.
BAUER-CRAVO – Protótipo de competição com mecânica VW construído em 1979, em Salvador (BA).
BORG’S – Buggy.
BRACAR – Carros elétricos infantis; empresa citada no catálogo do X Salão (1976).
BÜSSING – Caminhão pesado alemão, montado no Brasil até 1956; após isto passou a fabricar buchas e cruzetas para o mercado de reposição; em junho de 1958 obteve autorização do GEIA para produção de eixos-cardã..
CAMARGUE – Réplica do Austin Healey.
CAR FORTE – Carros blindados para o transporte de valores fabricado pela Metalúrgica Car Forte.
CARIOCA – Indústria Carioca de Ônibus, Rio de Janeiro; provavelmente da década de 40.
CARRARA – Réplica do Porsche 911.
CARSUL – Pequena van de 1966 inspirada no norte-americano Chevrolet Greenbrier.
CIALO – Companhia Industrial de Automóveis, Lotações e Ônibus.
CLAUERBUG – Buggy.
COSMO – Buggy (provavelmente nordestino) mostrado em praias de Pernambuco, no site Planetabuggy, sem identificação do fabricante. Tem faróis retangulares e frente característica, com um relevo entre os faróis, como uma falsa grade; dois tubos unem o santantônio ao contorno do pára-brisa.
CRAZY CARS – Réplicas da picape Ford F1, Willys e Shelby Cobra.
CRISNA – Buggy.
DAKAR (ii) – De São Paulo (SP), no início do século corrente a  Quadriciclos Dakar preparava modelos para o serviço no campo, equipados com plataforma e até caçamba basculante; chegou a produzir quadriciclos 6×4 para fazendas, modelo Truck.
DALTON – Presente no II Salão do Veículo Fora-de-Série, em 1987.
DAMAJO – Buggy e réplicas de Porsche 911 e MG.
DANDOLINI – Gaiola.
DANTAS & DANTAS – De Natal (RN); em 1982 revendia bugues BRM; expôs carrocerias de fibra de vidro no 1º Motorálcool – Salão Nacional de Veículos Movidos a Álcool, no Rio de Janeiro, entre março e abril de 1984.
DC-01 – Protótipo de competição da Casagrande Racing: biposto, chassi tubular, motor Opel aspirado de quatro cilindros, 2,0 l e cerca de 220 cv.
DICOCAR – Transformação VW, citada por órgãos de trânsito de PR, MS e PI.
DIVERBRAS – Empresa projetista e fabricante de jogos eletrônicos, em 2005 a paulistana DiverBras Entretenimento construiu um jipe 4×4, com motor VW AP 2.0 e carroceria de fibra de vidro, em exemplar único; os dirigentes da empresa declaram querer “fazer um carro esportivo de verdade”.
DM – Em 2002 anunciou buggies e réplicas Cobra, Mercedes-Benz e Porsche.
DRUCAR – Drucar Veículos Ltda., do Rio de Janeiro (RJ); citada em 1980 como fabricante de carrocerias abertas e furgões de alumínio, furgões frigoríficos e carros-forte; 5 carros-fortes construídos em 1980.
EDIFIBRA – Edifibra Scally 1.6, citado em vários sites de Detran.
EVM – Transformadora de picapes, relacionada em sites de Detran.
EX – Jipe com motor VW AP 2.0 e chassi Ford F75.
FAZENDINHA – Fazendinha Produtos Metalúrgicos Ltda., de Tremembé (SP), citada em 1980 como fabricante de furgões de alumínio, trailers e motor-homes.
FF 40 – Réplica de Ferrari F40.
FIBRACAP – Fibracap Recuperação e Montagens, apresentou no II Salão do Veículo Fora-de-Série, em março de 1987, São Paulo, o caminhão de fibra de vidro Minotauro.
FIRE FOX – Oficina de São Paulo (SP) da primeira metade da década de 80, construía baja-bugs e transformava Brasílias, dando-lhes aparência de fora-de-estrada.
GAFANHOTO – Oficina fabricante de triciclos chopper de Taquaritinga (SP).
GARAGE CLASSIC – Conforme o extinto site Carrozine, fabricante de hot rods, sem outros detalhes.
GENERAL – Baja bug fabricado em São Paulo.
GITANA – Citado pelo Detran/PR como derivado VW.
GK – Réplica do Ford F1, Shelby Cobra e Jaguar XK.
GOULART – Fabricante de gaiolas.
GRAPPI – Citado pelo Detran/PR como derivado VW.
GUARÁ – Réplica do Lotus Seven.
GUARARAPES – Indústria pernambucana de carrocerias de ônibus.
GUIAUTO – Fabricante do buggy Miami Sport, citado em várias relações de Detran.
GUMP – Jipe com mecânica VW.
HALEY – Buggy
HERON – Heron Scheberfer Leal Salles, de Salvador, fabricante de “carrocerias confeccionadas em fiberglass”; participou da 1ª Motorálcool (Salão Nacional de Veículos Movidos a Álcool), no Rio de Janeiro, em 1984.
HOBBY – Marca de buggy citado pelo Detran/PR.
HUNTER (ii) – Buggy 2+2 de 2004 com plataforma Fusca.
IAN – Pequeno fabricante de triciclos por encomenda de Atibaia (SP).
ICASEG  – Um dos cinco fabricantes brasileiros de blindados para o transporte de valores em 1980. Localizado no Estado do Rio de Janeiro.
INAUTICA – Gaiolas.
INDESTCAR – Transformadora citada em listas de Detran.
IPANEMA – Buggy citado na tabela de IPVA do Detran/PR.
IPEI – Listado pelo extinto site Carrozine, sem informações adicionais.
J P PAULINO – J. P. Paulino & Cia. Ltda., de Araranguá (PR), fabricante de “carrocerias em fibra de vidro”, presente na 1ª feira Motorálcool, em março de 1984, no Rio de Janeiro.
JAC JESS – Karts indoor anunciados e comercializados na segunda metade da década de 90.
JARD – Buggy citado em listagens de Detrans.
JBS – Carrozine escreveu: “Exemplar único construído artesanalmente em 1981, em Minas Gerais, por Jaime Barbosa Santos e Jaime Barbosa Santos Filho, com linhas inspiradas nos esportivos ingleses da década de 50. Motor do Chevrolet Chevette 1.6, dois lugares, capota aberta e 720 kg de peso.”
JKP – Cabine-dupla com caçamba coberta, tipo três volumes, com nome JKP 2000, sobre Chevrolet D-10; provavelmente fabricada na região Centro-Oeste nos primeiros anos do século corrente.
KK – Buggy.
KM – KM Duvan, transformadora de picapes citada em listagens de Detrans estaduais.
L’ARTE – Transformadora de picapes citada em sites de Detrans.
LEMAR – revendedor Ford; no XI Salão, em 1978, apresentou a linha Savage: jipe e picape para camping sobre chassi Ford F-100, “pequeno caminhão” desenvolvido a partir do F-350 e Belina conversível.
LEONETTE – Derivado VW, citado em sites de Detran; provavelmente buggy.
LEVADIM – Carro para rock-crawling.
LINK-BELT – Fundada em 1880, nos EUA, adquirida pela FMC em 1967 e hoje subsidiária integral da Sumitomo Heavy Industries. Na II Transpo (1980), no stand da FMC do Brasil, apresentou guindastes e escavadeiras e lançou guindaste sobre esteiras com lança treliçada LS-418A.
LOFTY – Provavelmente buggy, modelo Lofty Ultra, da RNF, citado no site do Detran/PR.
LUIGI – Citação de <Carrozine>: “Luigi II, conversível estilo inspirado no Fiat pininfarina e Ferrari da década de 60, com motor Chevrolet Chevette ou Volkswagen Brasília”.
LYNX – Buggy citado no site do Detran/PR.
MAD MAX – Gaiola.
MAGTOY – Segundo <Carrozine> (em março de 2007), “carro esporte conversível compacto de dois lugares fabricado em Goiás. Até a data atual encontra-se em produção”.
MANILA – Citado em sites de Detran como transformadora de veículos.
MARAJÁ – Citado pelo site do detran/PR como fabricante de derivado VW, provavelmente buggy.
MARCELO POSSO – Construtor de réplica do Porsche 550.
MARCH – Hot-rod.
MARCO – Carro infantil do final da década de 60.
MARCOVEZA – Marcoveza Manufaturas Metálicas Ltda., de Porto Alegre (RS), empresa do grupo Marcopolo (já dissolvida). Foi responsável, na década de 80, pela produção de furgões, carros-oficina e implementos rodoviários; também construiu motor-homes (três unidades em 1980).
MARIL – Fabricante de carrocerias de ônibus de Belo Horizonte (MG).
MARINER – Relacionado pelo site do Detran/PR como fabricante de derivado VW, provavelmente buggy.
MARINO – Citado por <Carrozine> como “carro construído para as comemorações da Copa de 70”.
MASTER – Citado pelo Detran/PR como fabricante de derivado VW, provavelmente buggy.
MEIJOR – Citado pelo Detran/PR como fabricante de derivado VW, provavelmente buggy.
MINASFORTE – Empresa mineira de transporte de valores, antes de 1982 construiu as carrocerias de seus carros-forte.
MON – Citado por Carrozine com as marcas Mon e Mon Julie (sem referências) e Mon’Giants (réplica Porsche 911 Turbo de meados da década de 80, com mecânica VW SP2, construído em 2000); Detran/ES cita Mon protótipo e Mon Invel; na internet se encontram cross e triciclo protótipos.
MORANDO & PRADO – Carros esportivos inspirados no Porsche 911 e 356.
MOREIRA – Gaiola.
MOREL – Kart gaúcho de 1985, precursor da Metalmoro.
MOTO-KAR – Moto-Kar S.A. Indústria e Comércio, de Diadema (SP); em 1980, na II Transpo, anunciava lançamento de ‘roll-on’; fabricava “implementos rodoviários e guindaste hidráulico autopropelido”.
MOTOR GIRUS – Gaiola construída em São Bernardo do Campo (SP).
MOVE – Anunciada para o “final de julho” de 1994 a constituição de uma nova empresa fabricante de carrocerias de ônibus, a MOVE – Montadora de Ônibus e Veículos Especiais, em Sorocaba (SP); a produção começaria com “uma carroceria urbana e um microônibus por dia”. Não se registrou mais notícias sobre o assunto.
MGS – Réplica do Porsche 550.
MUSTANG – Citado pelo detran/PR como fabricante de derivado VW, provavelmente buggy.
MV – Oficina fabricante de triciclos de Ribeirão Preto (SP).
NESTOR – Fabricante de réplica Cobra.
NEY & BOY – Fabricante do Fingers, réplica do Chevrolet Corvette com motor de Opala, produzida nos anos 80 em São Paulo.
NINHO DO COBRA – Réplica do AC Cobra.
NOVA AMÉRICA – Transformadora de veículos citada em diversos sites estaduais de Detran.
NUNES – Conforme Carrozine, “Jipe construído por Flávio Bellegarde Nunes e João dos Santos Rodrigues em 1960 em Taubaté. Utilizava motor de um Chevrolet cupê 1934, com entreeixos de 108 polegadas. Tinha duas portas e fazia 11 km/l.”
PILEQUINHO – Apresentou no I Salão do Veículo Fora-de-Série, em 1986, réplicas livres do Corvette, com mecânica VW 1600 e Chevrolet Opala seis cilindros turbo. O estilo, que mesclava modelos das décadas de 70 e 80, foi grosseiramente alterado pela adição de grade dianteira e ressaltos no capô, inexistentes no original.
PLENO – Buggy.
PODBOI – Relato de Roberto Nasser: “Após o final da II Guerra – a fonte não se lembra do ano – apareceu um automóvel exposto nas imediações do Teatro Municipal, em São Paulo. Era um três volumes, sobre um estrado. Vendiam-se ações de – mais uma – fábrica de automóveis exclusivamente nacionais. Marca e fabricante eram Podboi”.
POMPÉIA – Extinto fabricante de carrocerias de ônibus.
QUASAR – Empresa transformadora de picapes citada no site do Detran/PR.
RARO – Citado nos sites do Detran/PR e MS, tendo a empresa RLG como fabricante; provavelmente um bugue.
RDK – Transformadora de picapes citada em sites de Detrans como fabricante dos modelos Sultan, Tiger e Renegade.
REBELDE (iii) – Citado no site do Detran/PR como produto da empresa Light’s, possivelmente buggy.
RICK COBRA – Réplica Cobra.
RICO – Presente no 1º Motorálcool – Salão Nacional de Veículos Movidos a Álcool (São Paulo, 1984), a Rico Automóveis Ltda., de Florianópolis (SC), se apresentava como fabricante de carrocerias de fibra de vidro, provavelmente de buggies.
RIOCAR – Apesar da razão social Riocar Veículos Rebocáveis Ltda., a empresa se localizava em Arapongas (PR).  Citada, em 1980, como fabricante de furgões, carretas para moto, barcos e camping, trailers comerciais e turísticos e motor-homes.
ROMA – Relacionado pelo Detran/PR como derivado VW, provavelmente buggy.
ROSA CRISTINA – Extinta Fábrica de Carrocerias Rosa Cristina, no Rio de Janeiro.
ROSSET – Réplica do Renault 4CV “Rabo Quente” com motor Volkswagen.
SAMBURÁ – Relacionado em vários sites de Detrans. Provavelmente picape cabine simples ou dupla de fibra de vidro, construída no Ceará na década de 80 sobre mecânica VW Brasília.
SANFRA – Relacionado em sites de Detrans (SP e PR) como Sanfra/São Francisco; bugue ou derivado VW.
SCANNER – Marca registrada no Detran/PR, sem identificação da categoria do veículo; provavelmente buggy.
SCORPIO – Marca registrada no Detran/PR, sem identificação da categoria do veículo; provavelmente buggy.
SONOCAR – Apresentou no I Salão do Veículo Fora-de-Série (1986) Dodge Dart transformado em picape.
SOPICKUP – Transformadora de picapes em cabines-duplas.
SPORT DRIVE – Transformadora de picapes, provavelmente de Goiás, citada em sites de Detrans estaduais.
ST. TROPEZ – Réplica MG.
SUNNY – Buggy.
TAMBABA – Citado em sites de Detrans; provavelmente buggy.
TARGINO – Citado no site do Detran/PR; fabricação própria ou buggy.
TASER – Buggy nordestino, provavelmente produzido no Rio Grande do Norte.
TAURUS – Nota no Jornal do Brasil de 19/03/81, com o título “O Mais Caro”: “Está para ser lançado no mercado o fuori serie mais caro do país. Chama-se Taurus, tem dois lugares e é montado sobre chassis da Volkswagen, mas pode receber igualmente motores VW e Fiat”.
TBR – Réplica do Porsche 550.
TCHÊ – Citado em sítios de Detrans sulistas; talvez buggy.
TEIXEIRA – Carro esporte sobre chassi Allard, construído em exemplar único na década de 60.
TEMPO – Carro esporte de fibra de vidro feito no Paraná em exemplar único.
TERCINTANI – Carro esporte da década de 80.
TIKARÁ – Marca presente no II Salão do Veículo Fora-de-Série, em março de 1987 (a palavra “ticara” – pronunciada “tikará” – significa “coragem”, em japonês).
TITAN – Citado no sítio do Detran/PR. Talvez buggy.
TORENA – Automóvel esportivo de três volumes e dois lugares, motor de quatro cilindros e carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro.
TRABUCAR – Motor-home.
TRANSFORTEC – Empresa de Caxias do Sul (RS) de nome Transfortec Veículos Especiais Ltda., fabricante de furgões, basculantes, cabines suplementares e carros de combate a incêndio. O mesmo endereço abriga a firma Cargopel Carrocerias e Furgões Ltda., fabricante de furgões, ambulâncias, carros de presos, rabecões, cabines suplementares e veículos especiais. As empresas operaram ao longo da primeira década do século XXI.
TRANSVALOR – Transportadora de valores de São Paulo (SP), antes de 1982 construiu as carrocerias de seus carros-forte.
TRIUNFAL – Marca presente no II Salão do Veículo Fora-de-Série, em março de 1987, em São Paulo; referido como “Triunfal – com seu modelo que fez sucesso na televisão como o carro da viúva Porcina”.
TROOP – Buggy.
TROPHY – Buggy; sua traseira lembra o Terral, da Fibrario, porém com para-brisa plano, laterais mais vincadas e frente com faróis do Chevrolet Celta, sem semelhança com nenhum outro modelo.
TROVÃO – Buggy e réplica do Porsche 550, ambos com motor boxer VW.
TRUCK-IN – Transformadora de picapes em cabines-duplas.
TUB-S CAR – Relacionada no sítio do Detran/PR; possivelmente autocross.
TYG – Fabricante cearense de buggies; segundo o jornal O Povo, de Fortaleza, em 2002 a marca era “uma das três pequenas montadoras ativas que ainda restam no Estado”, junto com a Marina’s e Fibravan.
VANDECAR – Gaila com motor 2.0i e tração 4×4.
VEGAS – Citado pela revista 4 Rodas, em 1986: “conversível com mecânica GM e acabamento beirando a perfeição”, realizado por um Sr. Navarro, do Rio de Janeiro (RJ), que “impossibilitado de produzir seu sonho em escala, mesmo pequena, (…) foi obrigado a vender a patente” do veículo.
VELOX – Hot rod, com o nome Velox Showroom.
VERD – Buggy de 1988.
VHM – Carro esportivo VHM 931S
VICENTE – Conforme Carrozine, “Carro de Madeira. O primeiro foi um carro no estilo Galaxie, e o segundo um carro urbano com portas asa-de-gaivota”.
VM – Microcarro VM400, da década de 50.
WAL – Wal Las Vegas, citada em sítios estaduais do Detran como transformadora de picapes.
WANCAR – Gaiola com motor 1.8 e tração 4×4.
WILLES – Segundo Carrozine, “réplica do Porsche 911 Turbo, produzida em Santa Maria (RS). Tem chassi tubular, vendido em kit ou pronto, com motor Volkswagen AP 2.0, vidros elétricos e carroceria semelhante ao do Porsche de 1994. Até a data atual encontra-se em produção”.
WILLIAM – Transformadora de picapes.
WIND – Buggy convencional com faróis sobre os para-lamas, porém com alguns detalhes originais, tais como santantônio de plástico reforçado em treliça e faroletes redondos embutidos no capô. Fabricado pela Wind Buggy Veículos Ltda., possivelmente na Bahia.
XINGU – Relacionado em sítios de Detrans; provavelmente buggy.
XIRU (i) – Buggy fabricado em Cruz Alta (RS) no final dos anos 80.
ZEVIR – Participou (como protótipo ou fabricante) do II Salão do Veículo Fora-de-Série, em março de 1978.
ZIG – Relacionado no sítio do Detran/PR; talvez buggy.