> > > MATIS

MATIS | galeria

Transformação do Volkswagen Brasília em veículo para uso fora-de-estrada leve, realizada pela empresa Matis Indústria e Comércio Ltda., de São Paulo (SP). Lançado no início de 1986, meio ano depois passou a ser vendido sob a forma de kits. Sua preparação exigia forte intervenção na carroceria original, com a eliminação de todos os componentes externos da dianteira, da metade anterior dos para-lamas traseiros e de toda a parte inferior traseira. O que sobrava do Brasília era então completado com para-choques tubulares e conjuntos de fibra de vidro: nova frente, com para-lamas alargados e pneu estepe montado externamente, e duas peças moldadas, uma de cada lado do carro, recobrindo a coluna “B” e formatando para-lamas e falsas entradas de ar em torno das rodas traseiras. O carro também ganhava faróis auxiliares, rodas largas e pneus cidade-campo. O porta-malas era eliminado e o carro diminuía 30 cm no comprimento, mas ganhava 13 cm na largura.

Em 1987 a empresa lançou dois outros carros: o buggy Guarujá, com faróis retangulares e um santantônio tipo targa ligado ao para-brisa, e o St. Tropez, cópia do Lafer MP TI. O Matis, por sua vez, veio a ser vendido em duas versões, Off Road e Street, este sem faróis auxiliares e com para-choques de fibra e lanternas embutidas, iguais aos do buggy. A empresa operou até o final da década, já sob a razão social Lobby Indústria e Comércio Ltda..





GmailFacebookTwitter