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MATRA (ii) | galeria

Família de utilitários fabricada em Ibaiti (PR), pela Matra Veículos do Brasil Ltda.. Seu lançamento, em 2001, foi iniciativa de um produtor rural do interior paulista, cuja proposta era oferecer um veículo resistente para operar em qualquer situação de piso, ocupando o lugar do jipe Toyota, cuja produção acabara de ser suspensa. Com capacidade para 1,3 tonelada, tinha construção rústica, cabine semi-avançada de plástico reforçado com fibra de vidro, chassi de longarinas, caixa sincronizada de cinco marchas, eixos rígidos, suspensão por feixes de molas e motorização Maxion turbodiesel, de quatro cilindros, 2,5 l e 115 cv. A caixa de transferência era de projeto próprio. Direção hidráulica e freios a disco nas rodas da frente eram opcionais.

Diversas versões foram construídas: 4×2, 4×4, chassi curto ou longo, cabine simples ou dupla e caçamba metálica ou de madeira. Havia planos para o lançamento de dois outros modelos – um furgão e uma van para transporte escolar, com capacidade para até 20 crianças. Com capacidade instalada para 130 carros por mês e projeto de fabricar 40 unidades a cada 30 dias, a empresa nunca alcançou suas metas. Até agosto de 2005, quando a produção foi suspensa, apenas 120 veículos haviam sido vendidos, alguns deles para países da América Latina.

A propósito: a marca Matra, neste caso, veio da inversão das sílabas do sobrenome do fundador da empresa, Nivaldo Trama.





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