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MENON | galeria

Fabricando buggies convencionais desde o final da década de 60, a paulistana Menon Veículos foi uma das empresas mais ativas nos anos 70 e 80 no segmento de veículos de pequena série com mecânica Volkswagen e carrocerias de fibra de vidro. Ainda que não se destacasse pela qualidade nem pelo acabamento de seus produtos, construiu grande variedade de modelos, na maior parte copiados de buggies BRM, Cooper e Glaspac, deles diferindo apenas em detalhes. Havia desde carros de típico “estilo californiano” até exemplares muito curtos, com para-brisas e santantônios excepcionalmente altos. Além destes, a Menon fabricou automóveis com pretensão esportiva, gaiolas, baja bugs e, nos últimos anos da década de 80, até cabines-duplas.

Em 1980 apresentou o protótipo de Menon T, inspirado (segundo a empresa) no Triumph Spitfire 1965, embora quase nada trouxesse do equilíbrio estético e ainda menos do esmero e qualidade de fabricação do GT britânico. Montado sobre a plataforma do VW Brasília encurtada em 28 cm, tinha carroceria de fibra de vidro de dois lugares, targa em forma de H, duas capotas (de lona e fibra), faróis retangulares, para-brisa da Variant e lanternas traseiras da Brasília. O carro foi oficialmente lançado dois anos depois em duas versões (targa e conversível), com algumas alterações com relação ao protótipo: maior distância entre eixos (passou-se a utilizar plataformas sem cortes), faróis circulares, entradas de ar nas laterais, maior altura da barra targa e para-brisa do Brasília. Poucas unidades foram fabricadas.

A Menon foi um dos pioneiros nacionais em baja bugs, ainda em 1982 tendo inaugurado uma pista pública de autocross no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Imediatamente lançou seu Menon Cross, kit composto de dois para-choques tubulares e seis peças moldadas em fibra de vidro (conjunto para-lamas dianteiros e frente, capô, dois para-lamas traseiros, tampa do motor e capa das polias). Em 1984, menos de dois anos depois de sua apresentação, o carro foi alterado, ganhando ares mais rústicos, com os para-lamas dianteiros recortados, dois faróis (em lugar dos quatro anteriores) e novo capô. O kit Menon Cross também era vendido, sob licença, por outros fabricantes, dentre eles Monta Special e Off Road.

Também no caso dos bajas a Menon mostraria completa falta de unidade na sua produção, comercializando nos anos seguintes modelos com diversas diferenças entre si (as lanternas dianteiras e os para-choques, por exemplo, já seriam outros no ano seguinte). Em 1986, no I Salão do Veículo Fora-de-Série, a empresa lançou um de seus modelos mais interessantes, o Bajanete, picape Fusca do qual aproveitava apenas a plataforma e a parte dianteira da carroceria, reforçada e devidamente alterada ao estilo baja bug. A traseira era complementada pela caçamba, moldada em peça única de fibra de vidro, levando duas grandes entradas de ar nas laterais, um sólido santantônio e uma gaiola metálica, montada na traseira, para a proteção do motor. Este foi o último lançamento da empresa.

A Menon chagou a adquirir da CBP moldes e direitos de fabricação da picape Formigão (criativo projeto de Paulo Renha), mas não chegou a colocá-lo em produção. A empresa operou até o início da década de 90.





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