> METRO

METRO | galeria

Criada na década de 40, no Rio de Janeiro (RJ), como fabricante de carrocerias de caminhão, a Metro tornou-se, na década seguinte, o segundo maior fornecedor de cabines para os caminhões FNM (a Brasinca foi o primeiro). Progressista, foi o único fabricante de cabines presente à I Mostra da Indústria Nacional de Auto-Peças, na Capital Federal, em janeiro de 1953. Operou até o início da década de 60.

Ainda que o estilo adotado pela Metro seguisse as linhas padrão da FNM, desde o modelo inicial seu produto apresentou muito mais imponência, impressão reforçada pela forte inclinação dos para-brisas, conferindo-lhe (falsa) impressão aerodinâmica. Ao contrário das cabines de todos os demais fabricantes, que chegavam a uma dezena, o modelo da Metro tinha portas que abriam no sentido “normal”, de trás para a frente, a escada de acesso ao interior se localizando na parte posterior das rodas – configuração que, na prática, permitiu adotar o perfil da dianteira, pois caso contrário as colunas inclinadas obstruiriam a entrada.

No final dos anos 50 a cabine ganhou para-brisas panorâmicos e superfícies curvas, acentuando ainda mais seu aspecto altivo e elegante. Com o aumento da capacidade de produção própria da FNM, a demanda por cabines de terceiros caiu e a Metro abandonou o negócio.





GmailFacebookTwitter