> NILO

NILO | galeria

Tradicional fabricante de carrocerias de caminhão de Canoas (RS), também construiu carrocerias de ônibus urbanos/metropolitanos e alguns poucos rodoviários a partir de 1976, supostamente após a aquisição de parte dos bens da falida Hennemann, de Novo Hamburgo. Ainda que não fossem inovadores, seus produtos traziam linhas bem atualizadas para a época. As laterais eram bem proporcionadas e harmônicas, com colunas estreitas, inclinadas e pintadas de preto, e leve desnível no teto, seguindo o estilo dos seus concorrentes gaúchos. A traseira, mais pesada, se assemelhava à dos primeiros rodoviários Marcopolo. Desenho mais pessoal tinha a frente, totalmente moldada em plástico reforçado com fibra de vidro, em duas partes (como a traseira), com grandes para-brisas e caixa de itinerário montada internamente.

Mais simples e convencional do que o urbano era o rodoviário, do qual foram fabricadas apenas quatro unidades: lançado tardiamente, no final da década, e muito parecido com o Metropolitana Ipanema, tinha vidros dianteiros menores e quase planos e caixa de itinerário externa. Sempre montadas em chassis Mercedes-Benz de motor dianteiro, com poucas exceções as carrocerias Nilo ficaram restritas ao mercado regional.

Em 1979 a empresa abandonou a produção de ônibus.





GmailFacebookTwitter