> NP 1

NP 1 | galeria

Protótipo esportivo parcialmente desenvolvido em Londrina (PR), em 1967, pelos pilotos Ettore “Beppe” Onesti (italiano, ex-mecânico da De Tomaso e da Willys) e Norman Prochet. Em 1969, cerca de um ano depois da morte inesperada de Norman, Beppe retomou sozinho o projeto, construindo a carroceria e preparando a parte mecânica.

Embora fizesse segredo sobre a origem dos componentes, sabe-se que tomou como base a mecânica da berlineta Willys Interlagos, da qual aproveitou suspensão, bloco do motor e carcaça da caixa de marchas. Dotado de novo virabrequim e novas bielas, fundidas e usinadas por ele próprio, o motor de cerca de um litro alcançaria entre 70 e 80 cv de potência. A carroceria de dois lugares, moldada em plástico reforçado com fibra de vidro e montada sobre estrutura tubular, tinha portas tipo “asa de gaivota” e um grande spoiler traseiro. Com peso de apenas 450 kg e 20 cm de distância para o solo, o piloto esperava desenvolver velocidades de até 170 km/h.

Batizado NP 1, em homenagem a Norman Prochet, o carro não chegou a ser concluído, até hoje se encontrando de posse de Beppe.





GmailFacebookTwitter