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PACCAR | galeria

Grupo industrial norte-americano originado da Seattle Car Manufacturing Co., fundada em 1905 para a produção de material ferroviário. Renomeada Pacific Car and Foudry, em 1917 (e abreviadamente Paccar, em 1972), a empresa entrou tardiamente no ramo automotivo, em 1945 adquirindo a Kenworth, primeiro fabricante de caminhões diesel dos EUA. A partir daí, por meio de novas aquisições e associações, intensificou sua participação no setor de veículos pesados: caminhões Peterbilt, veículos fora-de-estrada KW-Dart (ambos em 1958), equipamentos de mineração Wagner (1973) e, na primeira aquisição européia, a centenária Foden (em 1980), uma das mais antigas indústrias de veículos automotores do planeta, fundada na Inglaterra em 1876.

Na década de 80 a Paccar retirou-se definitivamente do mercado ferroviário. Revendo sua estratégia de crescimento, a empresa decidiu avançar no mercado de caminhões médios e semi-pesados, ausentes de seu catálogo. Incapaz de produzi-los a curto prazo, firmou acordo com a Volkswagen Caminhões, em 1985, segundo o qual importaria veículos brasileiros de PBT entre 8,8 e 15 t, comercializando-os nos EUA e Canadá sob as marcas Kenworth e Peterbilt. O negócio teve caráter transitório, pois a compra de duas outras empresas na década seguinte viria suprir suas necessidades: a holandesa DAF, reconhecidamente um dos mais atualizados fabricantes europeus do setor, em 1996, e dois anos depois a tradicional Leyland, uma das poucas marcas britânicas que sobreviveram ao desastre liberalizante da administração Margareth Thatcher.

Pouco antes disto, em 1993, com a abertura do mercado brasileiro às importações, a Paccar chegou a ensaiar sua entrada no país, dizia-se que pelas mãos da Volkswagen. Dois caminhões pesados Kenworth chegaram a ser colocados em teste junto a um grande frotista no final do ano seguinte, porém o padrão tipicamente norte-americano do veículo não causou entusiasmo.





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