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RENO | galeria

Um dos buggies pioneiros do país, criado pelo alemão Nils Armin Halboth e fabricado a partir de 1969 por sua empresa – Reno Indústria de Plásticos Ltda. –, em Petrópolis (RJ). Montado sobre plataforma VW Fusca 1500 encurtada em 37 cm, com corte e solda da plataforma em V, solução ainda inédita no Brasil.

Seguia o design corrente nos modelos norte-americanos de então. Ainda assim, o carro trazia características próprias e detalhes bem cuidados: para-choques tubulares diretamente fixados na plataforma (e não na fibra, como se tornaria comum), chapa de proteção do cárter, freio de mão seletivo atuando sobre as rodas traseiras, para-brisa rebatível, faróis sobre os para-lamas com tela de proteção, corrimão bordeando a extremidade traseira da carroceria, santantônio metálico e capota preta de fibra com vigia de vidro. No interior, trazia porta-luvas e caixa de ferramentas com chave, limpador de para-brisa com esguicho e caixa de bateria totalmente isolada. Os confortáveis bancos dianteiros eram de desenho inédito, com estrutura tubular e estofamento em gomos horizontais, distanciados entre si e lateralmente sustentados por tiras de chapa de aço flexível. O carro não dispunha de porta-malas, sendo o pneu de reserva alojado na lateral do banco traseiro.

Em 1981 o buggy passou por sua reformulação mais profunda. Da plataforma Fusca passou-se a aproveitar somente o túnel central e as estruturas de apoio das suspensões, do motor e transmissão, sendo o conjunto complementado por estrutura tubular metálica. A carroceria, que teve o estilo bastante alterado, ganhou saias laterais, porta-malas (onde foi alojado o estepe), capota conversível (forrada) com mecanismo pantográfico, corrimãos percorrendo toda a periferia do compartimento interno e bancos de fibra tipo concha com encosto alto, cujo estofamento podia ser removido e usado como colchonetes. A marca Reno foi moldada em baixo-relevo e em corpo grande nas laterais e na tampa do motor. As linhas arredondadas da traseira, com o motor parcialmente coberto, a grande tampa de visita e as lanternas circulares permaneceram as mesmas.

A adoção de um porta-malas na dianteira do buggy – e sua correspondente tampa – deu mais uma oportunidade para Nils Halboth exercer sua criatividade. Antecipando-se em anos à futura moda da “personalização”, passou a produzir tampas de bagageiro de diferentes desenhos, solução original e absolutamente inédita que, a reduzido custo para a empresa, ampliava em muito sua oferta de modelos. Além da versão tradicional, foram projetadas frentes com estilo Packard, Mercedes-Benz e militar.

Em 1982 a Reno lançou um reboque, também moldado em fibra, com capacidade para 900 l ou 400 kg, e quatro anos mais tarde criou a versão picape, dotada de caçamba coberta (que podia ser basculada para facilitar o acesso ao motor), com capacidade para 500 l.

Cerca de cem buggies foram construídos até meados da década de 70, quando a empresa interrompeu a produção, permanecendo em operação apenas como indústria de plásticos. Em 1996, surpreendentemente, algumas poucas carrocerias incompletas foram localizadas na fábrica e, com a ajuda do seu criador, aos 70 anos, foram concluídas e colocadas à venda.

 

[LEXICAR  agradece a Claudio Lamas de Farias pelas informações e imagens que permitiram atualizar esta página.]





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