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REPLICAR | galeria

Pequena empresa fabricante de carrocerias de plástico reforçado com fibra de vidro de São Paulo (SP), em 1980 a Replicar Ltda. oferecia três tipos de veículos, disponibilizados sob a forma de kits para montagem sobre plataformas Volkswagen de qualquer ano ou modelo: o buggy Dunas, de estilo tradicional californiano, herdado da Duna, de Sorocaba (do qual manteve até mesmo o logotipo, apesar da mudança de nome); uma “réplica” do Jeep Willys 1942 (naturalmente com motor traseiro), chamado Serelepe; e, lançada em julho, a picape Fusca Duna, resultante do corte da carroceria do sedã na altura da coluna B e sua complementação por uma plataforma de carga com capacidade para 150 kg.

O Serelepe foi projetado pelo ex-piloto de aviões Denis Duete, em 1980, sobre plataforma Fusca com entre-eixos encurtado em 35 cm. Ganhou motor VW 1300 (novo ou usado, a gasolina ou álcool), freios independentes nas rodas traseiras (de modo a facilitar a condução em terrenos difíceis), santantônio tubular, capota de lona removível, para-brisa rebatível com limpador esquerdo elétrico (o direito teria acionamento manual), bancos em forma de concha e cintos de segurança na frente e atrás. O painel de instrumentos, como no Jeep original, tinha o velocímetro localizado no centro.

Segundo Denis, ao contrário do protótipo, a versão final não teria chassi, mas carroceria monobloco moldada em plástico reforçado com fibra de vidro e opção de capota fixa de fibra (o que parece não ter acontecido). Em suas palavras, seria “a mais barata entre todas as réplicas já produzidas no país“. Pretendia produzir o Serelepe em um galpão nos fundos de sua casa, mas acabou por repassar o projeto para a Replicar, que por algum tempo fabricou-o segundo a versão inicial.





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