> SNOB’S

SNOB’S | galeria

Famoso protótipo de competição de 1967 encomendado pelo piloto paulista Eduardo Celidônio após ter seu Karmann-Ghia/Corvair destruído em um acidente. O carro foi obra conjunta de Francisco Piciuto, que moldou a carroceria, e Ricardo Divila (que futuramente projetaria os carros de Fórmula 1 dos irmãos Fittipaldi), autor do chassi.

Spyder de dois lugares, tinha chassi tubular treliçado com suspensão dianteira Volkswagen, suspensão traseira independente por molas helicoidais e freios a disco na dianteira. Foi equipado com o motor Chevrolet Corvair do K-G acidentado (tipo boxer, seis cilindros contrapostos, 2.683 cm3, 145 cv), montado em posição central, ao qual foi acoplado um câmbio de quatro marchas VW, com preparação Puma. A carroceria tinha carenagem dianteira de chapa de alumínio e capô traseiro de plástico reforçado com fibra de vidro.

O protótipo foi apelidado Snob’s, mesmo nome do primeiro cinema drive-in do Brasil, também propriedade de Celidônio. O carro estreou nos Mil Quilômetros de Brasília de 1969. Disputou diversas provas por dois anos sem resultados significativos, até ser destruído em um acidente em 1971.





GmailFacebookTwitter