> SUBARU

SUBARU | galeria

Marca dos automóveis da japonesa Fuji Heavy Industries, celebrizada por seus veículos com tração integral permanente. Em 1996 uma comitiva de executivos da empresa visitou o Brasil, sondando as condições do país para abrigar uma fábrica da marca. As plantas japonesas chegavam ao limite da capacidade e a empresa procurava um local para abrir novas instalações de onde pudesse suprir a América do Sul. O primeiro modelo a ser fabricado seria o Vivio, com motor de apenas 800 cm3, e o Brasil tinha “cerca de 70% de chance” de sediar o empreendimento. A Subaru, no entanto, contava encontrar um sócio para o projeto, desejo materializado no Grupo Vicunha, importante corporação empresarial brasileira, uma das maiores indústrias têxteis nacionais e desde o início daquele ano representante oficial da marca japonesa no país.

Em nome da subsidiária Taquari Participações S.A., o projeto foi apresentado às autoridades federais nos últimos dias de maio de 1997, com a finalidade de inscrevê-lo no Regime Automotivo Brasileiro em sua versão ampliada, que previa benefícios para empresas a se instalarem nos estados do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. A proposta, que previa a construção de uma fábrica no Ceará, com capacidade para 25.000 veículos/ano, foi uma das 25 habilitadas pelo Ministério da Indústria, no dia 30 de maio. Nem a localização exata da planta nem os modelos a serem fabricados haviam sido ainda escolhidos quando a chamada Crise Asiática, no final do ano, abortou este e a maioria dos 24 outros projetos enquadrados pelo MIC. Em 1998 o Grupo Vicunha abandonou também a representação da Subaru no Brasil.





GmailFacebookTwitter