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BRASMOTOR | galeria

Desde a década de 50 a Brasmotor é nacionalmente conhecida como fabricante dos eletrodomésticos Brastemp. A empresa, entretanto, já teve papel significativo nos primórdios da indústria automobilística brasileira. Fundada em 1945, como Companhia Distribuidora Geral Brasmotor, tinha como objetivo representar a Chrysler Corporation em São Paulo e nos estados vizinhos.

Atuando inicialmente como importadora e distribuidora, logo decidiu montar no país os veículos da marca norte-americana, para isso inaugurando em 1947 a primeira das muitas indústrias de automóveis e caminhões que viriam a se instalar, na década seguinte, no então desconhecido município de São Bernardo do Campo (SP). Da nova fábrica passaram a sair caminhões Dodge, Fargo e De Soto, importados sob a forma SKD. Recebidos totalmente desmontados, chassis e cabines eram soldados e pintados localmente, com agregação de diversos componentes nacionais, inclusive peças estampadas pela própria Brasmotor. Os caminhões saíam de fábrica com carrocerias de madeira construídas em carpintaria própria. A capacidade média de produção era de 25 veículos/dia.

Em agosto de 1948 a linha de montagem foi mecanizada, capacitando a empresa a montar também automóveis (das marcas Dodge, Plymouth e Chrysler).

Em 1949 a Chrysler norte-americana e a Volkswagen alemã firmaram acordo segundo o qual a primeira autorizava suas concessionárias a comercializarem a marca alemã fora dos EUA. Como conseqüência, naquele mesmo ano a Brasmotor adicionalmente assumiu a representação brasileira da Volkswagen – num momento em que a empresa alemã mal começa a despontar no mercado mundial. Em 1951 os primeiros seis Fuscas nacionais foram montados na planta de São Bernardo. Exatos 1.274 foram produzidos até 1953, quando, após a decisão da Volkswagen instalar sua própria linha de fabricação no país, a Brasmotor interrompeu a montagem do carro.

Na ocasião a empresa brasileira propôs à Chrysler sociedade para a construção de uma fábrica comum, não contando, porém, com o interesse do grupo norte-americano. Assim, já implantada a indústria automobilística brasileira e proibida a importação de veículos semi-montados, em 1957 também a linha de montagem Chrysler foi encerrada. Naquela altura a Brasmotor já marcava presença no setor de eletrodomésticos (a marca Brastemp foi criada em 1954) e, abandonados os negócios com automóveis, aquele passou a ser o seu foco principal.

Em 1976 a Brastemp adquiriu a Refrigeradores Consul e sua subsidiária Embraco, fabricante de compressores selados. Da fusão nasceu a Multibrás, hoje líder nacional de mercado na chamada “linha branca” e segundo maior fabricante mundial de compressores para refrigeração. Em 1997 o controle acionário da Multibrás foi adquirido pela norte-americana Whirlpool.

 





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