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BRAVO MOTOR | galeria

Inicialmente uma startup, a Bravo Motor Company foi fundada na Argentina, em 2008, pelo arquiteto Miguel Angel Bravo, com o objetivo de explorar novas tecnologias no desenvolvimento de veículos elétricos de uso coletivo ou compartilhado.

Seu primeiro projeto de automóvel vem de 2004 – Nach One, um esportivo de carroceria aberta com três lugares e aparência de carro de Fórmula, que chegou a ser produzido em pequena série e também deu origem a uma versão fechada e ao dune buggy Boogie.  Em 2012 concebeu o modelo A! P.A. (de Auto Popular Argentino), um modelo utilitário com carroceria plástica, que chegou à fase de protótipo e também previa versão táxi.  (Os três utilizavam motorização Fiat, quer na versão a gasolina, quer na híbrida.) Rod-on foi seu quarto projeto – um citycar elétrico de dois lugares para uso compartilhado.

A! P.A. e Rod-on seriam utilizados como alimentadores de novo sistema integrado de transporte público, algo mirabolante, proposto em 2018 para “reemplazar el uso del auto particular para el traslado de personas desde y hacia Capital Federal [Buenos Aires]”.

Mais duas firmas foram criadas ao longo do período – Bravo Motor Company Sport Racing S.A. e   Companhia Argentina de Automóviles Arqbravo S.A. – assim como a Bravo Motor, abrigadas sob o guarda-chuva do ArqBravo Group, hoje sediado em Merced, Califórnia.

Em março de 2021 o Governo de Minas Gerais e a Bravo firmaram protocolo de intenções visando a implantação de uma fábrica de veículos elétricos e bancos de baterias na cidade de Confins, além de duas outras unidades, nas Regiões Norte e Sul do país. As obras teriam início no mês de junho imediato, com previsão de inauguração das instalações em 2023, produção de “22.790 veículos” e praticamente o dobro de baterias em 2024 e criação de mais de 13.000 empregos diretos e indiretos até 2029.

O projeto permaneceu adormecido até maio do ano seguinte, quando foi anunciada a formalização de convênio com a Rockwell Automation, que passaria a ser “fornecedora de soluções para a produção de baterias“.

 

[LEXICAR agradece a Nelson Dantas pelas informações que motivaram a criação desta página.]





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