> > CARSUL

CARSUL | galeria

Empresa de Caxias do Sul (RS) de razão social Autolandia Caxiense Ltda., ingressou no ramo metalomecânico em 1963, quando iniciou a fabricação de semi reboques rodoviários tipo plataforma de dois eixos, com 13,0 m de comprimento e capacidade para até 30 t. No ano seguinte, já sob a denominação Carsul Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda., agregou à linha de produtos reboques para transporte de gado e de automóveis, com um ou dois eixos.

A empresa viveu rápido crescimento, e em 1965 lançou seus primeiros trailers de turismo, chamados Treilette, em versões com duas rodas ou quatro rodas em tandem e um, dois ou três dormitórios. Havia ainda um engenhoso modelo de “casa reboque popular” – Treilette Compacto -, com as duas extremidades basculantes, otimizando o espaço interno quando acampado e reduzindo à metade o comprimento do veículo quando em movimento.

Aparentemente a empresa não recusava encomendas. Em 1966 concluía a fabricação simultânea de um “carro-bar” – verdadeiro precursor dos food-trucks – para a Cervejaria Caracu, um estúdio móvel para a TV Bandeirantes construído sobre chassi Mercedes-Benz e um “ônibus-casa” – motor home em chassi FNM com capacidade para dez pessoas.

Mas os planos da Carsul eram mais ambiciosos. Naquele mesmo ano tornou-se Sociedade Anônima e adquiriu grande terreno junto à rodovia BR-116, onde construiria “a mais moderna fábrica de carrocerias do sul do país“. Dotada de linha de montagem com 500 metros de comprimento, nela seriam produzidos micro-ônibus e camionetas; “autêntica indústria automobilística“, somente os motores diesel seriam fornecidos por terceiros, todos os demais componentes estruturais e mecânicos sendo de fabricação própria.

Desconhecemos a trajetória posterior da empresa, mas é certo que não chegou a fabricar veículos completos. É de se registrar, como significativa coincidência, que exatamente na mesma cidade e no mesmo período, também a Randon começava a construir semi reboques, iniciando a vitoriosa carreira que em poucos anos a levaria à liderança nacional no setor.

 

[LEXICAR agradece a Jorge A. Ferreira Jr. pelas informações que permitiram a preparação desta página.]





GmailFacebookTwitter