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NOVO JEEP RENEGADE

Primeira renovação do SUV líder de mercado

maio 2022

Um carro vencedor. Há seis anos líder absoluto do mercado brasileiro de utilitários esportivos e terceiro automóvel mais vendido no país em 2021, o Renegade passa por sua segunda atualização estética desde o lançamento, em 2016, desta vez também trazendo importante alteração mecânica.

O carro teve as primeiras imagens divulgadas em 10 de janeiro e já nos primeiros dias de fevereiro foi revelado em todos os detalhes. Além de algumas mudanças visuais e de conteúdo, o modelo trouxe como principal novidade a utilização de novo motor – o turbo flex de quatro cilindros, 1.332 cm3, 16 válvulas e 180/185 cv já aplicado à picape Fiat Toro e aos irmãos Compass e Commander.

A troca coincide com a entrada em vigor, no início do ano, de normas de controle ambiental mais rígidas, que inviabilizaram a permanência em linha tanto da antiga unidade 1.8 flex como da 2.0 turbodiesel. (Dada a reduzida demanda pelo diesel – 8% do total vendido em 2021 -, a opção deixa definitivamente de ser oferecida.) Desta forma, pela primeira vez se verá um Renegade flex com tração integral e câmbio automático de nove marchas, antes restritos à versão diesel. O 4×2 permanece com o antigo câmbio automático de seis marchas. Todos mantêm a tradicional suspensão independente McPherson nos dois eixos, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção com assistência elétrica.

A linha passou a ser composta por quatro versões – duas com tração dianteira (Sport e Longitude) e duas 4×4 (Série S e Trailhawk) -, todas flex. Vocacionado para uso fora-de-estrada e com suspensão elevada, a versão top Trailhawk chega a 30o de ângulo de ataque e 32o de saída. Externamente, são novos a grade (mais baixa em altura), para-choques, faróis (seu perímetro pisca ao se acionar a seta), lanternas dianteiras e traseiras, retrovisores e rodas de liga, inéditas e diferentes para cada versão. No interior, o carro ganhou o volante do Compass, painel digital (o mesmo já utilizado em outros carros do grupo Stellantis), novos revestimentos e apoia-braço central com porta-copos.

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Jeep Renegade Sport.

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Vem bastante bem equipado desde a versão de entrada, inclusive com diversos sistemas de segurança e de auxílio ao condutor. É o seguinte o conteúdo de série:

Sport (4×2): câmbio automático de seis marchas, seis airbags, ar-condicionado, central multimídia com tela de 7”, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, piloto automático, limitador de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, dois modos de condução (Auto e Sport), Traction Control + (transferência do torque para a roda que apresente melhor aderência), câmera de ré, sistema start-stop, faróis de leds e rodas de liga de 17”.

Longitude (4×2) agrega ar-condicionado digital de duas zonas, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8,4”, faróis de neblina em leds, borboleta para troca de marchas no volante, bancos revestidos em couro negro, carregador de celular por indução e rodas de liga de 18”.

Série S (4×4) traz ainda câmbio automático de nove marchas, sete airbags, abertura das portas sem chave, comutação automática do farol alto, quatro modos de condução (Auto, Sport, Snow e Sand/Mud), sensores crepuscular e de chuva, partida do motor por botão, assistente de estacionamento, sensor de pontos cegos, detector de tráfego traseiro, controle de velocidade em descidas, bloqueio do diferencial traseiro, revestimento interno do teto em preto e rodas de liga de 19”.

Trailhawk (4×4) traz os mesmos itens, mais função Rock no seletor de modos de condução, suspensão elevada, proteção inferior para carter, cardã e câmbio, pneus de uso misto, acessórios off-road, revestimento com costuras vermelhas e rodas de liga 17” com acabamento diamantado.

Teto solar elétrico panorâmico é oferecido como opcional para as duas versões 4×4 e bancos de couro marrom a partir da Longitude.

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Jeep Renegade Longitude.

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PULSE

Enfim chega o primeiro SUV nacional da Fiat

janeiro 2022

Após longa campanha publicitária, onde gota a gota a Fiat dava pequenas pistas do que seria seu grande lançamento do ano, em meados de outubro o pequeno utilitário esportivo Pulse foi enfim lançado e todas suas características técnicas e de conteúdo reveladas. Em maio, ainda sob o código Progetto 363, o carro teve as primeiras imagens desvendadas, quando também foi dada a conhecer a nova plataforma MLA 3 sobre a qual seria construído. No mês seguinte ganhou o nome Pulse, por escolha pública virtual. Será o primeiro SUV nacional da marca.

Totalmente desenvolvido no Brasil, tem estrutura monobloco 87% composta por aços de alta e ultra-alta resistência, compartilhando importantes componentes de carroceria com o hatch Argo. Com cinco portas e porta-malas com 370 litros de capacidade (ampliável com o rebatimento do encosto do banco traseiro, dividido na proporção 60/40), traz barras longitudinais no teto e, como todo SUV, apliques plásticos nos arcos das rodas. Tem 4,10 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos.

O Pulse foi o primeiro Fiat a receber o novo motor Turbo 200 Flex (1.0 turbo de três cilindros, injeção direta e 125/130 cv), acoplado a câmbio automático CVT de sete marchas, com três modos de funcionamento (Automático, Sport e Manual, este com trocas sequenciais pela alavanca de câmbio ou borboletas no volante). As versões básicas manterão o tradicional Firefly 1.3 aspirado de quatro cilindros e 98/107 cv e câmbio manual de cinco marchas, com CVT opcional. A suspensão (McPherson na frente e eixo de torção atrás) foi especialmente projetada para o modelo; elevada, proporciona vão livre de até 22 cm e bons ângulos de entrada (20,50) e saída (31,40). Os freios são a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira; a direção tem assistência elétrica.

É notável o rol de itens de segurança agregados ao carro: faróis, luzes de condução diurna e de neblina e lanternas de leds em todas as versões; comutação automática dos faróis; airbags laterais com extensão para proteção da cabeça; controle de estabilidade e tração; alerta de mudança de faixa; frenagem automática de emergência no caso de diminuição repentina da distância para o veículo à frente; indicação de frenagem de emergência, forçando as luzes de freio a piscarem como alerta ao veículo à traseira e recurso Traction Control Plus (TC+), atuando sobre controle de tração em condições de baixa aderência.

O interior é totalmente novo, trazendo, dentre outros, inédito volante multifuncional de base reta, quadro de instrumentos com tela digital colorida e personalizável  de 7″, central multimídia com tela de  8,4 e 10,1″, partida por botão, navegador e 18 porta-objetos, totalizando 25,1 litros de capacidade de armazenamento.

 

Fiat Pulse Impetus.

 

Foram cinco as versões apresentadas – Drive 1.3 manual, Drive 1.3 automática e Drive, Audace e Impetus Turbo 200 automática -, externamente identificáveis pelos seguintes pontos: Drive 1.3 manual traz rodas de liga sem pintura, maçanetas, retrovisores, frisos no entorno das janelas e proteção inferior do para-choque traseiro na cor preta e barra acompanhando a face superior da grade e faróis em cinza; Drive 1.3 Automático difere somente pelas maçanetas das portas, que vem na cor da carroceria; além das características anteriores, Drive Turbo traz rodas de liga escurecidas; Audace, além da placa de proteção sob o para-choque traseiro passar a ter cor prata, ganha um aplique equivalente na dianteiro; a versão top Impetus é identificada pelos faróis de neblina, pelas rodas especiais na cor alumínio com detalhes em preto e pelos cromados, que aparecem nos frisos na base das janelas e na barra horizontal acima da grade e faróis.

Desde a versão de entrada Drive 1.3 Flex Manual o carro vem com quatro airbags (dois frontais e dois de tórax e cabeça), sistema de som, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela de 8,4″, quadro de instrumentos multifuncional de 3,5″, volante multifuncional com regulagem em altura, computador de bordo, piloto automático, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema TC+, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, faróis e lanternas de leds, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, desembaçador traseiro, maçanetas e retrovisores na cor preta e rodas de liga de 16″. As versões Drive 1.3 Flex Automática e Drive Turbo 200 Flex Automática agregam modo de condução Sport com acionamento no volante, console central com apoia-braço e porta-objetos e maçanetas na cor da carroceria.

Audace traz ainda câmera de ré, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, comutação automática de farol alto, sensor de chuva, carregador de celular por indução, chave presencial, partida remota, borboletas para mudança de marchas no volante, volante de couro e encosto traseiro bipartido 60/40. A versão superior Impetus, por fim, acrescenta quadro de instrumentos com tela de 7″, central multimídia com tela de 10,1″, sistema de navegação embarcado, faróis de neblina com função de acompanhamento de curvas, sensor de estacionamento dianteiro, volante com regulagem de profundidade e altura, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos de couro, carpetes, rodas de liga de 17″ e pintura bicolor.

A pintura da carroceria em duas cores, de série na versão Impetus, é oferecida como opcional para as demais, à exceção da básica Drive 1.3 Manual.

 

Fiat Pulse Impetus.

 

 





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