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NOVO COMPASS

Primeira revisão do Jeep Compass

junho 2021

No final de abril a Stellantis apresentou sua segunda novidade do mês, também vinda da fábrica de Goiana – a primeira atualização do Compass, inconteste líder brasileiro no segmento dos utilitários esportivos, com quase 70% do mercado nacional e 250.000 unidades vendidas no país.

Como é usual na marca, pouco foi mudado esteticamente, ficando as alterações externas concentradas na dianteira, onde são novos para-choque, grade, faróis e lanternas; de diferente, na traseira, somente o layout interno das lanternas. Cada versão ganhou rodas com desenho próprio.

O interior, que teve volante e painel redesenhados, recebeu quadro de instrumentos digital com tela de até 10,25″, central multimídia de até 10,1″,  novo console central e maior número de porta-objetos.

Como antes, são duas as opções de motor: o atual turbodiesel 2.0 de 170 cv, ao qual foi acrescentado sistema antipoluição SCR, com pós-tratamento de gases de escape, e (em lugar do anterior 2.0 flex de 166 cv) o novo turbo flex 1.3 de quatro cilindros T270, com 16 válvulas e 180/185 cv, já aplicado à picape Toro, como já comentamos na notícia ao lado. Também são duas as opções de tração: 4×4, sempre associada à motorização diesel, e 4×2, para as versões flex.

Para melhorar o desempenho fora de estrada das versões 4×2, as mesmas passaram a ter, de série, controle de tração Traction Control+ para pisos de baixa aderência, modo de condução Sport e para-choque com ângulo de ataque 33% maior, passando de 16,2 para 21,5o (o ângulo do 4×4 permaneceu o mesmo – 30,6o).

A restante arquitetura mecânica se manteve a mesma: câmbio automático de nove ou seis marchas (respectivamente acoplados a motores diesel e flex), suspensão McPherson, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica).

O carro pode vir equipado com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, assistente de estacionamento e comando automático do farol alto. São novos, e de série somente para a versão especial Série S, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas e motociclistas, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas de sinalização, informadas ao motorista por meio de mensagem no painel e sinal sonoro.

O Compass será o primeiro Jeep a receber o novo sistema de conectividade Adventure Intelligence Plus, contendo muitas funções inéditas ou só disponíveis em modelos de luxo. O sistema fornece informações sobre o veículo, contém navegador Tom Tom e wi-fi para até oito aparelhos e permite  atualização automática de programas e mapas, localização do veículo, operações remotas, chamadas de emergência, pedido de assistência mecânica e rastreio em caso de roubo ou furto.

 

     

Novo Jeep Compass, nas versões Longitude (à esquerda) e Sport.

 

O carro chega em quatro versões (Sport, Longitude, Limited e Trailhawk) e duas séries especiais (80 Anos e Série S), com duas opções de motor e câmbio, totalizando nove combinações possíveis. É o seguinte o conteúdo das versões permanentes:

Sport (flex): seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado de duas zonas, sensores crepuscular e de chuva, quadro de instrumentos com tela de 3,5″, central multimídia com tela de 8,4″, faróis principais e de neblina de leds, Traction Control +, freio de estacionamento eletrônico com função hold, chave presencial e rodas de 17″.

Longitude (diesel ou flex): inclui quadro de instrumentos de 7″, central multimídia de 10,1″, navegador, comandos no volante, retrovisores elétricos, bancos de couro e rodas de 18″.

Limited (diesel ou flex): airbag de joelhos para o motorista, quadro de instrumentos de 10,25″, monitor de ponto cego, teto solar panorâmico, banco elétrico do motorista, teto em preto e rodas de 19″ com parafusos antifurto. Tem, como opcionais,  sistema Adventure Intelligence Plus, sistema de som Beats, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas e motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de sinalização, piloto automático, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudança de faixa, teto solar panorâmico, bancos em marrom, banco elétrico do passageiro e tampa do porta-malas com sensor de presença.

Trailhawk (diesel): traz o conteúdo da versão Limited, mais novo adesivo no capô, rodas de 17″ com pneus de uso misto, protetores de cárter, tanque e transmissão e suspensão elevada. Os opcionais são os mesmos da versão Limited.

Em termos de conteúdo, a versão especial 80 Anos situa-se entre Sport e Limited. Superior à Limited, a Série S é totalmente equipada, não dispondo de opcionais; disponível somente com tração 4×2 e o novo motor flex, se diferencia externamente pela ausência de cromados, todos pintados de preto.

 

 





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TORO 2022

Fiat atualiza sua picape média


As duas novidades brasileiras do mês foram trazidas pela Stellantis e vieram da planta pernambucana do Grupo – uma com a marca Fiat e outra, Jeep.

Na primeira, além de alterações técnicas e de conteúdo, a picape Toro mostrou sua primeira reestilização desde o lançamento em 2016. As mudanças estéticas foram concentradas na dianteira, onde são novos para-choque, grade, capô, lanternas e pequenos detalhes no entorno. Em letras grandes, a marca Fiat foi aposta ao centro da grade, que, por sua vez, difere em função da versão. A traseira não foi alterada.

(Nota-se que, se curvando ao modismo, a Fiat adotou para as duas versões superiores da picape – Ranch e Ultra – o visual brutalista típico dos equivalentes norte-americanos e japoneses, neste caso anulando o estilo avançado e elegante – único na categoria, aliás – que o modelo inicial trouxe para o mercado.)

É novo o motor 1.35 turbo flex de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e 180/185 cv. Desenvolvido a partir do similar aspirado utilizado pelo Argo e Cronos, chega acoplado a câmbio automático de seis marchas e tração dianteira (segundo a Fiat, a adoção do novo motor permitiu elevar a capacidade de carga de 650 para 750 kg). Permanecem o diesel de 2,0 litros e 170 cv com caixa automática de nove marchas e tração integral, assim como o atual 1.75 aspirado de 135/139 cv para a versão de entrada.

Novos recursos eletrônicos foram agregados ao controle da tração: bloqueio eletrônico do diferencial para melhorar a aderência na versão 4×2, ABS com modo off-road, permitindo leve travamento das rodas em certas situações, e inibição do controle de tração 4×4.

Internamente, além dos novos materiais de acabamento, novo console central e maior número de porta-objetos, chamam atenção as novidades no painel: quadro de instrumentos digital de 7″, central de áudio com tela de 7, 8,4 ou 10,1″ (esta em posição vertical) e mais recursos de conectividade, inclusive atualização remota do software, chamadas de emergência, localização do carro, acionamento do ar-condicionado à distância e partida remota do motor.

 

     

Fiat Toro 2022 na versões Freedom (à esquerda) e Ranch.

 

São cinco as versões oferecidas – Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. A básica Endurance dispõe de três opções de motor (1.35 turbo, 1.75 aspirado e 2.0 diesel), Freedom e Volcano duas (1.35 e 2.0) e as duas superiores, somente 2.0 diesel. É o seguinte o conteúdo de cada uma:

Endurance 1.75 e 1.35 turbo: tração dianteira, ar-condicionado, airbags laterais dianteiros e de cortina, central de áudio com tela de 7″, comando de áudio no volante, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e tração, controle de velocidade, monitor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros, lanternas traseiras e luzes diurnas de leds, barras longitudinais pretas no teto, revestimento de caçamba, grade preta e rodas de liga de 16″.

Freedom 1.35 turbo: inclui ar-condicionado automático de duas zonas, central de áudio com tela de 8,4″, comando de marchas no volante, volante de couro, câmera de ré, faróis de leds, faróis de neblina, tampão marítimo, frisos cromados na grade e rodas de 17″.

Volcano 1.35: agrega airbag de joelhos para o motorista, bancos de couro, regulagem elétrica do banco do motorista, navegador, chave presencial para acesso e partida, sensores de estacionamento dianteiros, barras cromadas no teto e rodas de 18″.

Endurance, Freedom e Volcano 2.0 diesel: ao conteúdo das respectivas versões, agrega tração 4×4, controle eletrônico de descida e protetor de cárter.

Ranch 2.0: tração 4×4, mais central de áudio com tela de 10,1″, aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, comutação automática dos faróis, bancos de couro marrom, estribos, santantônio e retrovisores externos cromados, grade dianteira diferenciada (cromada).

Ultra: inclui ainda bancos de couro com detalhes em vermelho, bitola 10 mm maior, tampão rígido de alumínio para a caçamba e grade dianteira diferenciada (preta).

A picape Toro dispõe, ainda, de 71 itens opcionais, na linha Mopar, 14 deles inéditos, permitindo inúmeras possibilidades de personalização do carro.

 

 





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