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KWID

Renault apresenta o automóvel mais barato do país

junho 2017

Na primeira semana de junho a Renault deu início à campanha de lançamento de mais um modelo – o pequeno Kwid.

Não se atemorizando com a persistente crise por que passa o país, a empresa dá continuidade à sua (muito bem-sucedida) estratégia de conquista de espaço. Num ambiente de competição cada vez mais acirrada, a Renault agora busca se expandir na faixa inferior do mercado, trazendo um veículo moderno e barato.

Assim, ao mesmo tempo que divulgava as primeiras imagens oficiais do modelo e se preparava para lançá-lo, ainda em junho, no Salão do Automóvel de Buenos Aires, abriu o programa de pré-vendas, devidamente apoiado por uma campanha de marketing simpática e criativa, incluindo irreverentes e bem-humorados esquetes de propaganda inseridos na internet e televisão, brincando com o inusitado nome dado ao carro.

Apesar da pretensão de ser O SUV dos Compactos, como anunciado, o Kwid é “apenas” um pequeno hatch, do porte do Volkswagen up!, com posição de dirigir mais alta, ares de utilitário esportivo, vão livre maior do que o usual (18 cm), e bons ângulos de entrada e de saída (respectivamente 24 e 400) – o que não é pouco, convenhamos.

Seu maior apelo, contudo, estará no preço. Com acabamento interno simples mas bem cuidado, foi cotado em R$ 29.990 na versão básica, tornando-se o automóvel mais barato fabricado no Brasil – com o mesmo preço do simplório Chery QQ.

Comercializado na Índia desde 2015, o Kwid foi exposto no Salão de São Paulo, em novembro de 2016, em versão conceitual. O modelo agora chega equipado com o novo motor SCe flex de três cilindros, 12 válvulas e 999 cm3 – o mesmo do Logan e Sandero, porém sem duplo comando de válvulas de abertura variável, o que limita sua a potência a 66/70 cv. Traz câmbio manual de cinco marchas, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção e freios a disco na frente e a tambor atrás. Motor e tração são dianteiros.

 

     

Renault Kwid Intense.

 

São três as versões de conteúdo e acabamento. Já a básica Life vem com airbags frontais e laterais, bancos dianteiros com apoio fixo para a cabeça, cintos com ajuste de altura, espelho de cortesia para o passageiro, abertura interna do porta-malas, rodas de aço de 14″, freios ABS com EBD e, ao estilo SUV, apliques de plástico preto nos arcos das rodas.

A versão intermediária Zen ganha direção com assistência elétrica, trava de portas e vidros dianteiros elétricos com comando no painel, limpador do vidro traseiro, revestimento interno do porta-malas e adesivo decorativo na base das portas. A superior Intense (R$ 39.990) traz ainda retrovisores e maçanetas na cor da carroceria (pretos nas outras versões), grade com detalhes cromados, retrovisores e abertura do porta-malas elétricos, faróis de neblina, calotas especiais na cor grafite, volante e estofamento personalizados e sistema multimídia com tela de 7″ sensível ao toque, áudio, navegador e câmera de ré (alguns destes itens só estão disponíveis no pacote Connect).

Com cinco portas e cinco lugares (quatro, na prática), o Kwid tem 3,68 m de comprimento, 2,42 de distância entre eixos (a mesma do up!) e porta-malas com capacidade para 290 litros – o maior da categoria.

 

 

 

 

 





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KICKS

O pequeno SUV Nissan já é nacional

maio 2017

Lançado mundialmente do Brasil, durante os Jogos Olímpicos de 2016, o SUV Nissan Kicks acaba de receber nacionalidade brasileira.

Co-patrocinadora das Olimpíadas e das Paralimpíadas, a empresa aproveitou a projeção planetária dos dois eventos para divulgar o novo carro, já com decisão declarada de, a curto prazo, também fabricá-lo no Brasil. Inicialmente importado do México (somente na versão topo de linha SL), o pequeno SUV causou muito boa impressão, receptividade repercutida pelas opiniões da imprensa especializada e pelos resultados favoráveis dos testes comparativos efetuados com modelos concorrentes. Para coroar seu início de carreira, o carro recebeu nota A nos testes de consumo do Inmetro.

Montadas na fábrica de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, as primeiras unidades para testes ficaram prontas em janeiro deste ano. No mês de abril foi iniciada a produção seriada e, em 19 de maio, comunicado oficial da Nissan anunciou: “Kicks produzido no Brasil pronto para chegar às lojas“. Quatro versões foram anunciadas: S (com câmbio manual), SV, SL (ambas com transmissão automática CVT) e a inédita PcD, para táxis e passageiros com dificuldade de locomoção.

Projetado no Brasil, externamente o carro se destaca pela pintura bicolor – em especial o teto laranja metálico da versão de lançamento – e pelas linhas ousadas, distantes dos conservadores sedãs Sentra e Versa. Indicando claramente a que veio, o SUV da Nissan traz exatamente o mesmo comprimento (4,29 m) e a mesma distância entre eixos do Honda HR-V (2,61 m). A propósito, lembremos que o Kicks foi mostrado no Salão do Automóvel de 2014, ainda como modelo conceitual de um “futuro crossover a ser fabricado no país”, mesmo evento em que simultaneamente foram lançados seus concorrentes diretos HR-V e Jeep Renegade.

O Kicks utiliza a plataforma do March e Versa, com entre-eixos um pouco maior, dela adotando a suspensão dianteira McPherson e a traseira por eixo de torção. Motor flex e câmbio automático CVT também vem de seus irmãos brasileiros. O primeiro, montado transversalmente na dianteira, possui 16 válvulas, 1.598 cm3 e novos dutos de admissão e escape, gerando 114 cv, versus os 111 cv atuais. Carro assumidamente para uso urbano, tem tração dianteira, sem planos de opção 4×4. A direção tem assistência elétrica e os freios são a disco na frente e – seu maior pecado – a tambor atrás.

 

     

 

O Kicks chega com ótimo acabamento, rico em itens de segurança e conforto e com conteúdo tecnológico acima da categoria. Dependendo da versão, pode vir com central multimídia com duas telas de 7″, navegador, volante multifuncional com regulagem de profundidade e altura, acendimento automático de faróis, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), bancos e painel revestidos de couro preto, câmera 3600, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle dinâmico do freio-motor, estabilizador ativo da carroceria e alerta de colisão. Todos trazem partida por botão, ar condicionado digital, cinto de segurança de três pontos e apoio para cabeça nos cinco lugares. A versão mais cara SL tem, como únicos opcionais, pintura metálica, teto laranja e revestimento interno na cor bege.

Diversos opcionais estão disponíveis, tais como ponteira de escapamento, protetor de cárter, moldura para para-choques, calha de chuva, aerofólio, spoilers, rack e bagageiro de teto.

Com cinco portas, o novo Nissan tem porta-malas com 432 litros de capacidade, 20 cm de vão livre do solo e o menor peso da categoria.

 

 

 





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