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L200 TRITON SPORT

A picape da Mitsubishi é totalmente renovada

novembro 2016

Depois da Toyota, Chevrolet e Ford, agora foi a vez da Mitsubishi proceder à atualização de sua picape cabine-dupla. Pela primeira vez apresentada na Tailândia, em março de 2015, e desde então comercializada no resto do mundo, a nova L200 enfim aporta no Brasil, já em versão nacionalizada, fabricada em Goiás, aqui batizada L200 Triton Sport.

Embora, quando vistas de perfil, as duas gerações da L200 pareçam o mesmo carro, a Triton Sport é resultado de profundas intervenções – estéticas, técnicas e de conteúdo – no modelo anterior. Externamente, se as linhas gerais da cabine, capô e caçamba tenham se mantido, são novos os faróis, a (algo exagerada) grade comada, os para-choques e lanternas traseiras; também as chapas das laterais – de para-lama a para-lama – e a tampa da caçamba têm novo desenho.

Na mecânica as mudanças se concentraram no conjunto motriz. O antigo motor diesel de 3,2 litros e 170 cv foi substituído por um 2,4 litros muito mais moderno e eficiente, turbinado, com bloco e cabeçote de alumínio e válvulas de abertura variável, rendendo 190 cv; o câmbio automático, por seu lado, passou a ter cinco marchas (eram quatro), permanecendo a opção de caixa manual de seis marchas. Os demais sistemas mecânicos não foram alterados: suspensão independente por braços sobrepostos na dianteira e molas semielípticas e eixo rígido na traseira, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência hidráulica.

Internamente, painel e quadro de instrumentos foram totalmente redesenhados e a alavanca de engate da tração 4×4, reduzida e bloqueio do diferencial foi substituída por um seletor eletrônico com quatro funções.

 

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Picape cabine-dupla Mitsubishi L200 Triton Sport

 

Além dos ganhos em potência e torque, a nova picape cresceu em tamanho, o que reverteu em mais espaço no banco traseiro e maior volume da caçamba, que cresceu 34% (de 780 para 1.046 litros). Apesar das maiores dimensões (7 cm mais alta e 17 cm mais longa do que o modelo anterior), o peso total  do carro permaneceu o mesmo, em função da troca do motor por uma unidade mais leve e pela utilização, na carroceria, de chapas de aço mais resistentes e de menor espessura. Os 3,0 m de distância entre eixos não foram alterados.

A Triton Sport estará disponível em três versões de acabamento: GLS, HPE e HPE Top, a primeira com caixa manual e as últimas com transmissão automática. Entre os itens de série (a depender da versão) estão: ar condicionado de duas zonas, bancos de couro com controle elétrico, air-bags laterais e de joelhos, sensores de chuva e de faróis, câmera de ré, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de velocidade, estabilidade e tração, assistente de condução com reboque e lavadores de faróis.

A picape L200 Triton atual permanecerá em produção nas versões de entrada e intermediárias GL, GLX, Outdoor e Savana.





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FIAT UNO REVISADO

Com ele vem o primeiro 3 cilindros da marca

setembro 2016

Com pouco mais de seis anos de lançado, o Novo Fiat recebe sua primeira revisão estética (ou a segunda, caso se considere as irrelevantes alterações introduzidas no modelo 2015). Apenas faróis, grade e para-choque foram mudados, mas estes leves retoques transformaram bastante a dianteira, substituindo linhas ainda hoje originais por outras previsíveis e mais conservadoras.

Muito mais relevante do que este facelift parcial, porém, foi a chegada à linha de dois novos motores flex da família Firefly: um quatro cilindros de 1.332 cm3 e 101/109 cv e o muito aguardado primeiro três cilindros da marca – ambos de curso longo, com elevada taxa de compressão (13,2:1), bloco e cabeçote de alumínio e duas válvulas por cilindro com comando acionado por corrente. A cilindrada unitária é a mesma. A construção do dois motores é modular, ambos compartilhando cilindros, anéis, bielas e válvulas, assim como suas molas e alavancas de comando; em outras palavras, o motor maior foi o resultado da adição de mais um cilindros ao motor menor.

Seguindo a tendência mundial, os motores tiveram peso e atrito aliviados, de modo a maximizar eficiência energética e reduzir consumo. O resultado positivo foi atestado pelo Inmetro, que conferiu aos dois a classificação máxima A.

Com 999 cm3 e 72/77 cv, a unidade de três cilindros já se tornou o 1.0 aspirado de torque mais alto do país: 10,4 kgf.m com gasolina e 10,9 com álcool, superior à Ford (10,2 e 10,7), Volkswagen (9,7 e 10,4), Hyundai (9,4 e 10,2) e Nissan (9,4/10,2). Se o Firefly se destaca peloo torque, ele é discreto em potência, já que a Fiat optou por sacrificá-la a em nome da elasticidade. Assim, os 72/77 cv do novo 1.0 perdem para toda a concorrência: Ford (80/85), Volkswagen (75/82), Hyundai (75/80) e Nissan (77/77).

O Novo Uno 2017 chega em seis versões: Attractive 1.0, Way 1.0 e 1.3 e Sporting 1.3, os dois últimos com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic. Todos dispõem de direção com assistência elétrica e podem receber os pacotes de opcionais Comfort e Tech.

 

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Fiat Uno Attractive 1.0 e Fiat Uno Way 1.3 – modelos 2017 com os novos motores da família Firefly





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