Novidades

CITROËN C3 AIRCROSS

Mais uma peça na campanha de recuperação da marca

dezembro 2023

Tradicional fabricante europeu de automóveis, desde 2001 a Citroën produz no Brasil, em planta compartilhada com a também francesa Peugeot, com a qual compunha o grupo PSA. Após anos de sucesso com o monovolume Xsara Picasso e o hatch C3, a marca viria a passar por drástico recuo no país, alcançando menos de 0,7% de participação em 2020, atrás até da recém instalada Chery.

Também em crise na França, em outubro de 2019 a PSA foi absorvida pela Fiat italiana, no ano seguinte dando origem à Stellantis. Já no final de 2020, apesar de contar somente com um modelo em linha (C4 Cactus), a filial brasileira começou a observar fortes sinais de recuperação: os emplacamentos de dezembro foram os maiores desde 2015; o índice de participação no mês de novembro foi mais de três vezes superior ao de janeiro; um crescimento de 77% no acumulado do ano – 75 pontos percentuais acima do mercado total e o terceiro maior entre os fabricantes nacionais; e avanço de 105% do C4 Cactus no período – muito acima da média do segmento.

Um novo C3 foi lançado em 2022, contribuindo para o crescimento de 37,5% nos emplacamentos no ano, movimento acelerado ao longo de 2023. O recente C3 Aircross será mais uma peça relevante neste processo.

Fugindo às regras de divulgação de lançamentos futuros – que usualmente iniciam com poucos dados técnicos e conceituais, parcas informações de conteúdo e, ao final do período, imagens sombreadas do perfil do veículo ou do seu interior, a Stellantis optou por, já em abril deste ano, divulgar fotografias externas do carro inteiro, sob vários ângulos, para só em outubro, menos de um mês antes do lançamento oficial, revelar algo de seu conteúdo.

Utilitário esportivo compacto projetado sobre a plataforma “popular” do C3 (com o qual compartilha muitos elementos, como faróis, para-brisas e portas), o Aircross tem 4,32 m de comprimento, 2,67 de entre-eixos (o maior da categoria, 13 cm a mais do que o hatch), vão livre de 23,3 cm e porta-malas com 493 litros de capacidade. O carro chega com motor 1.0 turbo flex de três cilindros e 125/130 cv (já utilizado por Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208), câmbio automático CVT de sete marchas, tração dianteira, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência elétrica.

O modelo terá uma versão com sete lugares (dois assentos dobráveis no porta-malas) e sistema de ventilação no teto, a ser apresentada no primeiro trimestre de 2024.

 

   

Citroën C3 Aircross.

 

São três as versões disponíveis, com o seguinte conteúdo de série:

Feel: dois airbags frontais, ar-condicionado manual, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 10″, luzes diurnas de leds, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem em altura, vidros elétricos, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas com comando na chave, aerofólio traseiro, barras longitudinais no teto e rodas de aço de 16″.

Feel Pack: adiciona quatro airbags (frontais e laterais), sensor de estacionamento traseiro, painel de instrumentos digital com tela de 7″, retrovisores elétricos, apoia-braço para o motorista e rodas de liga de 16″.

Shine: inclui faróis de neblina, câmera de ré, controlador de velocidade, piloto automático, teto em preto, acabamento em preto brilhante no entorno da grade e em detalhe na tampa da mala, acabamento sob os para-choques na cor prata, bancos e volante revestidos em couro sintético, estepe de uso temporário e rodas de liga de 17″.

Como opcionais: para as três versões, Pack Protection (protetores de carter e soleira) e Pack Design (arremate da grade e protetor lateral das portas); para Feel Pack, Pack Comfort (faróis de neblina e câmera de ré); e para Shine, teto em branco.





GmailFacebookTwitter

PICAPE RAMPAGE (II)

A primeira RAM nacional em detalhe

setembro 2023

Ao encerrarmos a última edição de LEXICAR, a picape Rampage mal começara a ser desvendada. Ainda assim, por representar uma das principais notícias do trimestre, o lançamento foi devidamente divulgado na página de abertura de nosso portal, em curta matéria, acompanhado de imagens sintéticas e escassos dados técnicos. Duas semanas depois a Stellantis mostrou o carro de corpo inteiro, e é o que também faremos para você a partir de agora.

Primeiro modelo RAM projetado e produzido fora dos EUA, a picape Rampage foi desenvolvida no Brasil tendo como base a plataforma da Toro. Pesando quase duas toneladas, é picape de pequeno porte para os padrões da RAM norte-americana: 2,99 m de distância entre eixos, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura, cinco metros de comprimento (tal como a Toro), 26,4 cm de vão livre para o solo e caçamba com 980 litros de volume. A capacidade de carga é de 1.105 kg na versão a diesel e 750 kg a gasolina.

Cabine-dupla de quatro portas e estrutura monobloco composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, traz suspensão totalmente independente (McPherson na dianteira e multilink na traseira), câmbio automático de nove marchas, tração 4×4 com reduzida, freios a disco ventilados nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

São dois os motores disponíveis, ambos turbo com quatro cilindros e 16 válvulas: Hurricane a gasolina (1.995 cm3 e 272 cv, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando variável de válvulas e injeção direta – importado dos EUA e o mesmo utilizado no Jeep Wrangler) e o Multijet Diesel já utilizado pela Jeeep e Fiat Toro (1.956 cm3 e 170 cv).

.

    

RAM Rebel e R/T.

.

A picape foi lançada em três versões – Rebel, Laramie e R/T (Road & Track) – cada uma com seu próprio visual. É o seguinte seu conteúdo de série:

Rebel (diesel ou a gasolina): grade, arcos das rodas e para-choques em preto fosco, sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, quadro de instrumentos digital com tela de 10,3″, central multimídia com tela de 12,3″, plataforma de serviços conectados Ram Connect, volante multifuncional com ajuste de inclinação e profundidade, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, assistente de partida em rampa, assistente para descida de vertentes íngremes, controle de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, controle de permanência na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas com frenagem autônoma, partida remota na chave, sensores crepuscular e de chuva, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis, lanternas e iluminação da caçamba de led, tampa da caçamba com abertura elétrica e amortecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, revestimento interno em couro, carregamento de celular por indução, rodas de 17″ e pneus All Terrain. Quando equipado com motor a gasolina, ainda agrega escapamento duplo e modo Sport de desempenho.

Laramie (diesel ou a gasolina) recebe grade, acabamentos esternos e para-choque traseiro cromados e ainda inclui revestimento interno de couro marrom e rodas de 18″, além de escapamento duplo e modo Sport, quando com motor a gasolina.

R/T (somente a gasolina) traz arcos das rodas e para-choques na cor da carroceria, teto em preto, faixas decorativas em preto e vermelho no capô, além de suspensão mais firme e rebaixada em 10 mm, modo de desempenho R/T, revestimento interno em couro e suede com costuras vermelhas, escapamento duplo esportivo e rodas de 19″ em preto brilhante.

Todas as versões têm, como opcional, o pacote Elite, que inclui luz ambiente em led, som premium com dez alto-falantes e banco do passageiro com ajustes elétricos. Além desse, estarão disponíveis mais de 35 acessórios Mopar especialmente projetados para a picape, tais como estribos elétricos (inéditos no país), santantônio, capota marítima rígida (elétrica ou manual) ou de lona, engate para reboque, soleira para portas e divisor modular de caçamba.

A Rampage terá garantia geral de três anos.

.

RAM Laramie.

.

.





GmailFacebookTwitter
1 4 5 6 7 8 54