Novidades

NO PRÓXIMO MÊS

No final de outubro LEXICAR estará completo para você

setembro 2015

Pouco mais de um ano depois de terem sido postadas as primeiras páginas de LEXICAR, compreendendo as 300 marcas iniciadas pelas letras A, B e C, e cumprindo nosso compromisso de a cada mês agregarmos mais algumas dezenas de novas entradas, no final de outubro estará concluída a implantação de nosso site.

Serão somente três dezenas de novas marcas, mas surpreendentemente todas as letras estarão presentes: sim, temos ou tivemos veículos brasileiros com nomes iniciados pelas letras X e Z!

Além de quatro fabricantes de buggies e de alguns registros de indústrias de equipamentos agrícolas e de construção, um de carrocerias de ônibus e diversos de transformadoras de picapes em cabines-duplas, traremos ao menos dois nomes relevantes para a história de nossa indústria automobilística.

Falaremos sobre a Willys, fabricante de marcantes veículos, como Jeep, Rural, Aero Willys, Itamaraty, Dauphine, Gordini e o inesquecível esportivo Interlagos. Maior indústria brasileira do setor até 1961, quando foi ultrapassada pela Volkswagen, a Willys foi a responsável pela concepção do automóvel Corcel, que gozaria de extremo sucesso sob o emblema Ford.

Em escala oposta, contaremos tudo (o pouco) que conhecemos sobre os ônibus tipo Zepelim. Carrocerias de construção artesanal executadas no Pará entre as décadas de 40 e 50, com o formato de dirigíveis e montadas sobre chassis de caminhão, têm especial significado para LEXICAR: produzidas na região Norte, distante de qualquer centro industrial brasileiro da época, sob condições técnicas absolutamente precárias, traziam desenho único no mundo, até hoje objeto de curiosidade, tendo sido por longos anos utilizadas no transporte público de Belém, Manaus e até São Luís.

É forte o simbolismo que carregam. Bem podem expressar, para nós, toda a alma, garra e criatividade brasileiras. Agregar em uma única página todas as informações e fotografias disponíveis sobre esta original criação será um excelente “ponto final” para LEXICAR, que, como ambiente repositório de fatos e imagens, se propõe um instrumento para a preservação da memória da indústria automobilística nacional.





GmailFacebookTwitter

EM OUTUBRO CHEGA A LETRA V

32 novas marcas e mais de 400 fotos

setembro 2015

Outubro não será um mês de muitas marcas, porém com ele chegarão pelo menos seis importantes nomes da indústria brasileira de veículos e mais de quatro centenas de imagens.

Para começar, teremos a história da Volkswagen, por décadas maior indústria nacional de automóveis e responsável pelo lançamento de modelos notáveis, como Fusca, Kombi, Brasília, SP-2, Passat, Gol e Golf. Em página independente contaremos a brilhante trajetória da Volkswagen Caminhões (hoje MAN Latin America) que, nascida em 1979 e primeira no mundo a produzir um caminhão com a marca VW, pouco mais de duas décadas depois tornar-se-ia o maior fabricante brasileiro do segmento.

Em outubro falaremos da Volvo, também tardiamente instalada, produtora de caminhões pesados e do primeiro chassi nacional especialmente projetado para o transporte de passageiros. Sempre presente no segmento de chassis, ainda em 1981 lançou seu primeiro articulado e, dez anos depois, o primeiro (e até hoje único) biarticulado do país. No próximo mês ainda trataremos da VCE (Volvo Construction Equipment), subsidiária do mesmo grupo sueco dedicada à produção de máquinas de construção.

Quatro pioneiros encontrarão lugar nas páginas de LEXICAR. No segmento de máquinas agrícolas destacaremos a Valmet (hoje Valtra), aqui produzindo tratores desde 1960. No de carrocerias de ônibus, a Vieira – nem a maior, nem a melhor dentre as inúmeras indústrias que aqui tivemos, mas que operou ininterruptamente por trinta anos, desde 1945. No segmento de vans e micro-ônibus completos trataremos da Volare, a subsidiária da Marcopolo que, em curtíssimo espaço de tempo, se tornou a maior do país.

Finalmente (embora dela já tenhamos falado em textos anteriores, já publicados, tratando das marcas DKW, Massey Ferguson e Scania), lembraremos da pioneiríssima Vemag, grupo econômico nacional responsável pela produção do primeiro automóvel brasileiro de série, no longínquo ano de 1956.





GmailFacebookTwitter
1 28 29 30 31 32 37