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COYOTE (i) | galeria

Hamilton Veloso Prado foi um dos pioneiros na construção de veículos para autocross no Brasil. Depois de montar seu primeiro carro em 1978, decidiu colocá-lo em produção, para isto constituindo em Praia Grande (SP), já no ano seguinte, a Veículos Coyote Indústria e Comércio Ltda.. Apresentado no XII Salão do Automóvel, em 1981, seu autocross era composto de estrutura tubular periférica, conjunto de carenagens, tela de proteção para o para-brisa, tanque de combustível, banco-concha em fibra de vidro e aerofólio; suspensões, direção e conjunto motor-câmbio eram originários do Volkswagen refrigerado a ar. Três versões estavam disponíveis: Street, Dune Bug e Competition. Hamilton também foi pioneiro em baja-bugs: adquiriu as matrizes de um modelo Bugster europeu, alterou-as e lançou no início dos anos 80 seu próprio kit para transformação de Fusca, composto de nove peças (quatro para-lamas, dois para-choques, capô e saias dianteira e traseira).

Em 1984 Hamilton mudou-se para Embu (SP), onde criou a Hamilton Racing Products, retomou a fabricação do autocross e, sob o nome Country Coyote, relançou o inovador Formigão, “buggy-picape” de fibra sobre plataforma VW anos antes lançado pela carioca Renha. Inicialmente com capacidade para 420 kg de carga, mais adiante o Country passou a ser entregue com chassi tubular e suspensão da Kombi, elevando a capacidade para 650 kg. Quanto à gaiola, em 1986 teve o desenho atualizado e o nome mudado para Cross Coyote.

A Coyote operou quase até o final da década, quando os direitos de fabricação da picape foram repassados para a CBP. Dado o reconhecimento da qualidade dos produtos de Hamilton e o sucesso de vendas do seu autocross (nos melhores momentos do mercado, em meados dos anos 80, a produção alcançou 60 unidades mensais), o nome Coyote foi replicado por diversos outros fabricantes, embora ilegalmente, já que se tratava de marca registrada no INPI. Em 1998 Hamilton e seu filho criaram a By Cristo, onde fabricam triciclos motorizados.





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