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Ônibus anfíbio especialmente projetado para a realização de passeios marítimos pela Baía de Guanabara. Original e inesperada iniciativa de três empresários do Rio de Janeiro (RJ), a construção do protótipo do veículo foi realizada em São Paulo (SP).

Iniciado em 2010 e concluído em dois anos e meio, tomou como base um chassi Mercedes-Benz 6×6 de 1972, com 180 cv, ao qual foram acoplados na traseira uma hélice e um leme de comando eletro-hidráulico. Batizado Duck Copacabana, tinha capacidade para 28 passageiros e dois tripulantes.

Por trafegar por terra e no mar, o veículo foi obrigado a atender a duas legislações diferentes – nas ruas sendo conduzido por motorista com carteira D e, na água, por marinheiro categoria “auxiliar de convés”. Também recebeu equipamentos próprios para embarcações, como rádio-comunicador e coletes salva-vidas. A parte inferior da “carroceria” do anfíbio, correspondente ao casco metálico, era composta por três compartimentos estanques, recheados de isopor.

Era intenção dos empresários encomendar mais nove unidades, já então utilizando chassis 4×4 com motor central. Apenas uma foi construída, porém: montada sobre chassi Mercedes-Benz OF-1113 com tração nas quatro rodas, substitui a anterior 6×6. Operado pela empresa Duck Tour Brasil, o roteiro cumprido pelo ônibus-barco tinha início na Praia Vermelha, ao pé do Pão de Açúcar, seguindo por terra até a Marina da Glória, onde entrava no mar. Após um curto giro ao longo da orla carioca, por águas abrigadas, retornava à Praia Vermelho pela mesma rota.

Em 2015 a concessão da rota foi cedida à operadora Rio Splash Tours, que passou a utilizar um terceiro veículo, bastante mais moderno, agora montado sobre chassi longo Ford com tração apenas nas rodas traseiras, com capacidade para 40 passageiros, novo projeto de casco, acesso pela lateral e motor adicional traseiro para propulsão na água.

 

 





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