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FIBRAVAN | galeria

Um dos mais antigos fabricantes de bugues do Ceará, a empresa Comércio e Indústria de Veículos Fibravan Ltda., de Fortaleza, foi fundada em 1989 por Vanildo Lima Marcelo, pioneiro nordestino no desenvolvimento deste tipo de veículos (seu primeiro carro, o VLM, foi criado em 1979; na década seguinte também realizou projetos para a Ego). A empresa produz três modelos: Plus, Vip e Off-Road, este lançado em 2012. O primeiro é um exemplar típico da geração nordestina de bugues: curto, linhas angulosas, duplo santantônio tubular, toldo rígido, faróis retangulares. Tem painel de instrumentos bem desenhado, porta-luvas com chave, grandes retrovisores, cintos de segurança de três pontos retráteis (na frente), luz interna, coluna de direção retrátil e extensa relação de opcionais, dentre os quais porta-gelo, acendedor de cigarros, lavador elétrico do para-brisa e brake-light. O Plus ainda utiliza a antiga mecânica Volkswagen refrigerada a ar, montada sobre chassi tubular com suspensão traseira por molas helicoidais.

Lançado em 2007, o Vip, ao contrário, é um projeto bastante mais moderno, desde seu estilo com superfícies curvas e detalhes estéticos bem resolvidos (grade dianteira, faróis e lanternas redondas, targa e colunas do para-brisa integrados às laterais, apoios para as costas dos passageiros do bando de trás, piso de alumínio xadrez), até a moderna mecânica VW AP 1.8 refrigerada a água, montada na traseira. Chassi e suspensões permanecem semelhantes aos do bugue Plus. O recente Off-Road, por fim, veio preencher a lacuna existente entre os modelos anteriores. Versão simplificada, traz motor VW AP 1.4, para-brisa plano, santantônio tubular e bancos não carenados, assim apresentando uma carroceria mais atualizada do que a do Plus, porém menos complexa do que a do Vip.

Nos primeiros anos do novo século a Fibravan também projetou dois utilitários: a picape Lumar (diz-se que a partir do Fyber 3000, com a dianteira modificada), fabricada em poucas unidades, e um 4×4, que não chegou a ser produzido. O bugue Plus pode ser vendido completo, com mecânica zero km ou recondicionada, e em kits, com ou sem pintura; os outros dois modelos são fornecidos completos.





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