> GARAGE FIAT

GARAGE FIAT | galeria

Desde o início do século passado a Fiat exportava automóveis para o Brasil – inicialmente apenas modelos de categoria superior, categoria na qual então se destacava. Como era usual na produção europeia da época, especialmente no caso de modelos mais caros, muitas vezes o fabricante apenas fornecia o chassi, sendo a carroceria montada por construtores especializados, escolhidos pelo comprador.

A tradição se manteve nas primeiras exportações para o Brasil, aqui chegando carros Fiat com carroceria “de fábrica”, carrocerias de terceiros, ou simplesmente chassis nus, com mecânica completa mas equipados apenas com radiador, capô e para-lamas dianteiros.

Já na primeira década do século os carros da empresa italiana dispunham, no Rio de Janeiro (RJ), da Garage e Officinas Fiat para serviços especializados de “mechanica, forração, carpintaria, pintura, nikelagem, vulcanização e bombeiro“. Situada na rua das Laranjeiras, zona sul da cidade, também construía “carrosseries de qualquer typo“, atividade intensificada durante a I Guerra, dada a drástica redução das importações no período.

A oficina também atendia carros de outras marcas.





GmailFacebookTwitter