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Sediado em Recife (PE) e de propriedade do engenheiro paraibano Evandro Lira, o Grupo NBR – Novo Brasil tem por finalidade a produção em série do automóvel X7, em instalações próprias a serem implantadas em Araripina, no Sertão Pernambucano, a 690 km do litoral e da Capital do Estado e junto à divisa comum com Piauí e Ceará.

O carro seria inicialmente apresentado em duas versões – automóvel de passeio compacto para cinco passageiros e buggy, tendo em comum a plataforma modular com suspensão independente nas quatro rodas, passível de mais adiante ser aplicada a veículos de diferentes usos, inclusive para transporte de carga e passageiros.

Os dois primeiros modelos receberiam carrocerias moldadas em plástico reforçado com fibra de vidro ou de carbono, larga oferta de motores (1.0, 1.3 e 1.5 aspirado ou 1.0 turbo – todos flex com opção de conversão para gás) e tração 4×2 ou 4×4.  Segundo a empresa, ao escolher como público alvo “consumidores que buscam seu primeiro ou segundo carro para uso diário”, seria sua intenção “reacender a paixão dos brasileiros pelo buggy” e “desenvolver e popularizar o mercado de carros modulares”.

Os planos da NBR são ambiciosos: no dia 24 de março de 2022 simbolicamente lançou a pedra fundamental de sua nova fábrica num hotel de Recife, prevendo inaugurar, já no segundo semestre do ano seguinte, uma planta com capacidade instalada de 1.600 carros/mês, dotada de robôs para a linha de produção, usina de energia solar e estação de tratamento de água e esgoto. Nesse meio tempo os veículos teriam que estar totalmente detalhados em mecânica, carrocerias, conteúdo e acabamentos, os fornecedores de componentes selecionados e contratados, protótipos construídos e testados e os 450 empregados especializados necessários à operação da indústria selecionados, contratados e treinados.

A produção seria iniciada com 1.200 carros/mês, gerando 3.000 empregos indiretos na região. Dependendo da demanda, em três anos a capacidade instalada poderá ser quase duplicada, atingindo 6.000 unidades mensais. Os carros seriam comercializados através de lojas próprias e revendas homologadas, as primeiras delas em Recife, Natal (RN), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Em maio de 2022 o empreendimento teve novos detalhes revelados. A planta seria instalada em antiga fábrica de óleo de mamona, fechada desde os anos 90, já em agosto sendo iniciados os trabalhos de terraplenagem e adaptação e modernização dos galpões existentes. A linha de produtos passaria a contar com quatro modelos – buggy, buggy fechado, jipe e picape – com os respectivos protótipos sendo apresentados no mês de setembro. Segundo o presidente da NBR, “mais de cinco mil pessoas já se inscreveram para adquirir os modelos“. Em paralelo, a empresa continuaria a negociar incentivos fiscais junto às três esferas de governo, pleiteando isenção de 100% dos impostos municipais e 95% do ICMS, por 12 anos, e redução de 75% do Imposto de Renda e do IPI

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[LEXICAR agradece a Jorge A. Ferreira Jr. e Paulo Roberto Steindoff pelo fornecimento das primeiras informações sobre o projeto da NBR.]





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