COROLLA CROSS

A Toyota demorou a ter seu primeiro utilitário esportivo produzido no Brasil, mas não fez por menos: apresentou um modelo médio, da categoria do líder de mercado Jeep Compass, em quatro versões de acabamento e duas de motorização, uma delas híbrida. A fabricação teve início em março, na planta de Sorocaba.

Lançado mundialmente em 2020, na Tailândia, o Cross foi desenvolvido a partir da plataforma do sedã Corolla. Tem tração dianteira, câmbio automático de variação contínua com dez marchas simuladas, suspensão dianteira McPherson e (diferentemente do sedã) traseira com eixo de torção e molas helicoidais, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, freio de estacionamento acionado por pedal e direção com assistência elétrica. Não há opção 4×4.

Os trens de força são idênticos aos do sedã: das quatro versões, duas (XR e XRE) têm motor flex de quatro cilindros, 1.985 cm3 e 169/177 cv; as duas outras (XRV e XRX) vem com sistema híbrido, composto por motor flex a combustão de quatro cilindros, 1.798 cm3 e 98/101 cv, dois motores elétricos com potência equivalente de 72 cv cada e bateria de níquel-hidreto metálico, montada sob o assento traseiro.

A carroceria tem cinco portas, 4,46 m de comprimento e bagageiro com 440 litros de capacidade; a distância entre eixos é de 2,64m. Pequenos detalhes diferenciam externamente as versões híbridas das duas outras: moldura da grade na cor prata, barra acompanhando a linha superior das janelas laterais com acabamento cromado e logotipos e filete nos faróis em azul “elétrico”, além do termo Hybrid aposto na traseira e laterais.

Painel de instrumentos e acabamento interno são semelhantes aos do sedã Corolla. Toda a linha está equipada com sete airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e um para os joelhos do condutor). A garantia difere, se para pessoas físicas ou jurídicas, sendo, respectivamente, de cinco anos sem limite de quilometragem e cinco anos ou cem mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Bateria e componentes elétricos têm garantia de oito anos.

 

Corolla Cross; à direita, uma das versões híbridas.

 

É o seguinte o conteúdo de cada versão:

Cross XR: ar-condicionado com saída para o assento traseiro, banco traseiro bipartido 60-40, computador de bordo com tela de 4,2″, central de áudio com tela de 8″sensível ao toque, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, volante de couro com regulagem de altura e profundidade, controles de áudio e computador de bordo no volante, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, “trio elétrico”, acendimento automático dos faróis com ajuste elétrico de altura, faróis halógenos, faróis de neblina e luzes diurnas de leds, limpador traseiro com esguicho e temporizador, barras para rack no teto, antena tipo barbatana de tubarão e rodas de liga de 17″.

Cross XRE: adiciona chave presencial, partida do motor por botão, borboletas para mudança de marchas no volante , controle de velocidade  de cruzeiro, banco traseiro com apoia-braço dotado de porta-copos, sensor de chuva, faróis e lanternas traseiras de leds, bancos parcialmente revestidos de couro e rodas de 18″.

XRV Hybrid: como XRE (sem as borboletas para troca de marchas no volante), mais retrovisores externos com rebatimento, mudança automática do facho dos faróis, sensor dianteiro de estacionamento, alerta de tráfego cruzado na traseira, alerta de ponto cego, aviso de desvio de faixa, controle de distância à frente com alerta de colisão e frenagem autônoma.

XRX Hybrid: como XRV, adicionando ar-condicionado automático de duas zonas, quadro de instrumentos exclusivo com tela colorida, computador de bordo com tela de 7″, banco do motorista com regulagem elétrica, revestimento interno em bege, teto solar elétrico e rodas escurecidas.

 

 

 

 





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