COROLLA HYBRID

Tradicionalmente conservadora em sua política industrial e em seus lançamentos no Brasil, a Toyota surpreende com a quinta geração nacional do sedã Corolla. Oferecendo novidades tecnológicas e design muito mais moderno, o fabricante espera continuar agradando seus clientes tradicionais, ao mesmo tempo que atrai interessados mais jovens e ousados. Oficialmente apresentado em setembro, o Corolla 2020 pode ser visto como revolucionário em vários sentidos, quando comparado com seus antecessores nacionalizados:

Estreando a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), o novo Corolla chega com cerca de 70% de conteúdo nacional (60% na versão híbrida), índice nunca antes atingido pelo modelo. Somente 25% dos componentes utilizados na versão anterior foram reaproveitados. Apesar da nova plataforma, o carro pouco mudou em dimensões: manteve a distância entre eixos (2,70 m), cresceu um centímetro no comprimento e meio na largura e teve a altura reduzida em dois centímetros. Também a capacidade do porta-malas não foi alterada (470 litros). A utilização de aços de alta resistência aumentou em 60% a rigidez da carroceria; a área envidraçada cresceu.

O novo Corolla foi apresentado em cinco versões – três a combustão e, as duas superiores, híbridas.  Todos possuem tração dianteira, suspensão independente (McPherson na frente, multibraço atrás), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e direção com assistência elétrica.

As versões a combustão (GLi, XEi e Altis 2.0), trazem o novo motor nacional aspirado de quatro cilindros em linha, com 1.985 cm3, 169/177 cv, injeção direta para altas rotações e indireta para baixas, duplo comando de válvulas acionado por corrente, quatro válvulas por cilindro e abertura variável das válvulas de admissão e escapamento. Todos vem com o novo câmbio automático CVT Direct Shift, com dez marchas (nove simuladas) e trocas manuais pela alavanca ou por borboletas no volante.

A menos do logotipo com fundo azul na grade frontal, dos filetas azuis nos faróis de led e do termo Hydrid aposto nas laterais e na tampa traseira, em mais nada o Corolla Hybrid se diferencia externa e internamente das versões a combustão. Totalmente diferente é o sistema de propulsão, composto por um motor 1.8 flex acoplado por conversor de torque a transeixo (Hybrid Transaxle) especialmente desenvolvido para os modelos híbridos da marca – engenhoso conjunto compacto integrando dois motores-geradores elétricos a câmbio automático com engrenagens cilíndricas (ao operar em conjunto com os motores elétricos, o câmbio reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor).

Mais simples do que o 2.0, o motor a combustão do Hybrid tem quatro cilindros, 1.798 cm3, 98/101 cv, injeção direta, duplo comando de válvulas acionado por corrente, quatro válvulas por cilindro e abertura variável das válvulas de admissão. Os dois motores-geradores elétricos têm potência equivalente a 72 cv, cada. A potência máxima combinada dos motores elétricos e a combustão é de 122 cv. A bateria de tração de níquel-hidreto metálico (201 V, 1,31 kW.h) está localizada sob o assento traseiro. De acordo com medições do Inmetro, o consumo urbano da versão híbrida é de 16,3 km/l de gasolina; o consumo energético é de 1,38 MJ/km, ainda menor do que, por exemplo, do pequeno Renault Kwid 1.0 (1,39 MJ/km). Tanto o transeixo híbrido como o motor 1.8 são importados do Japão.

 

     

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium.

 

É o seguinte o conteúdo de cada uma das versões:

A garantia passa a cinco anos em toda a linha, com oito anos para os componentes do sistema híbrido. O Corolla é produzido na fábrica de Indaiatuba, de onde já saiu mais de um milhão de unidades do modelo. Líder do seu segmento há cinco anos consecutivos, hoje domina 45% do mercado.

A nova geração promete uma brilhante carreira para a Toyota: no início de outubro, menos de um mês desde o lançamento, mais de 2.500 unidades já haviam sido emplacadas no país, 400 delas híbridas. A demanda superou em 30% a expectativa do fabricante.

 

 

 

 





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