FIAT FASTBACK

Lançado em setembro de 2022, dois anos depois do Volkswagen Nivus, o novo carro da Fiat será o segundo “SUV Coupé” (como caracterizado pelo fabricante) produzido no país.

Projetado no Brasil a partir da plataforma MLA, aqui estreada pelo Pulse, teve como inspiração modelo conceitual mostrado no Salão do Automóvel de 2018, baseado na picape Toro, que também trazia o nome Fastback. Disponível nas versões Audace e Impetus (acompanhadas da série especial Limited Edition Powered by Abarth), se propõe ser “o topo da gama da linha de carros de passeio da Fiat“.

(Pela segunda vez em um mês a Stellantis quebra paradigmas: ao mesmo tempo em que rebaixa o Citroën C3 de compacto premium para carro popular, como mostramos na Notícia anterior, tenta diluir a associação da Fiat com carro de entrada e parte de um modelo plebeu para criar seu automóvel mais caro.)

Com 4,43 m de comprimento e 2,53 de entre-eixos, o carro aloja porta-malas com 600 litros de capacidade, elevada para 1.087 com o encosto do banco traseiro rebaixado. Vários porta-objetos foram distribuídos pelo interior, totalizando 28 litros. A metade dianteira de sua carroceria monobloco, até a coluna B, compartilha diversos elementos com o Pulse, tais como portas, para-brisa, para-lamas e faróis; do sedã Cronos vieram as portas traseiras. Grade e para-choque dianteiro são os mesmos do Pulse Abarth, versão esportiva a ser lançada até o fim do ano.

O carro chega com motor turbo flex 1.0 (três cilindros, 999 cm3 e 125/130cv) acoplado a câmbio automático CVT. Provavelmente como spoiler da futura versão Abarth, somente a série especial veio com motor turbo flex 1.3 (quatro cilindros, 1.332 cm3 e 180/185 cv) e caixa automática de seis marchas. As três versões trazem tração no eixo dianteiro, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, freios a disco ventilados na frente, freios a tambor atrás e direção com assistência elétrica. Vão livre de 192 mm e ângulo de ataque de 20,40 favorecem seu uso em condições menos favoráveis de piso.

.

Fiat Fastback Audace.

.

É o seguinte o conteúdo das três versões:

Audace: traz, de série, quatro airbags (frontais e laterais “de tórax e cabeça”), ar-condicionado automático e digital com saída para os bancos traseiros, central multimídia com tela de 8,4″, volante em couro com regulagem de altura, carregamento de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com autohold, controle de velocidade de cruzeiro, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, comutação automática dos faróis, controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, borboletas no volante, sensores de chuva e luminosidade, faróis e lanternas de leds, sensor e câmera traseiros, banco traseiro bipartido 6/40, rodas de liga de 17″ e estepe temporário.

Impetus adiciona pintura bicolor com teto em preto, painel de instrumentos digital de 7″, central multimídia com tela de 10,1″, faróis de neblina com função de acompanhamento de curvas, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos revestidos de couro, acabamento interno escurecido, sensor dianteiro de estacionamento, carpetes e rodas de liga de 18″.

A série especial acompanha o conteúdo da versão Impetus, dela se diferenciando apenas pelo motor e câmbio.

.

Fiat Fastback Impetus.

.

.

.





GmailFacebookTwitter