GUERRA DOS SUVES I (OU VII?)

Mais um SUV chega ao mercado brasileiro – o sétimo no ano, depois dos inéditos Toyota Corolla Cross – inclusive em versão híbrida – e Volkswagen Taos e das renovações do Chery Tiggo 3x, Jeep Compass,  Nissan Kicks e Renault Captur. Mais alguns são prometidos para os próximos meses, como os novos Fiat Pulse e Peugeot 2008 e o retorno à linha de produção do Range Rover Evoque.

Denominado pelo fabricante Creta Nova Geração 2022, agora foi a vez do bem sucedido utilitário esportivo coreano ser atualizado. O novo carro foi pela primeira vez mostrado de corpo inteiro em 18 de agosto, quando a imagem dos primeiros exemplares que saíam da linha de montagem foi postada pelo principal executivo da filial brasileira.

A menos da grade, o modelo segue a versão lançada na Rússia no final de 2020, com carroceria totalmente redesenhada, ligeiramente maior do que a atual (mais 2 cm no entre-eixos e mais 1 cm no comprimento e largura), porém com porta-malas reduzido em nove litros (431 versus 422 litros atuais).

O carro recebeu o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, 998 cm3, duplo comando, abertura variável de válvulas e 120 cv do HB20, mais moderno do que o atual 1.6 aspirado (a versão superior manterá o 2.0 aspirado de 157/167 cv, atualizado e 8% mais econômico). Toda a linha vem com câmbio automático de seis marchas, tração dianteira, suspensão McPherson na frente e multibraço atrás, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e direção com assistência elétrica.

Conteúdo tecnológico e acabamento interno foram aprimorados. Notável a lista de recursos ativos de auxílio ao motorista (ainda que somente nas versões mais caras), alguns só disponíveis em modelos superiores da concorrência, tais como frenagem autônoma ao detectar pedestres e ciclistas, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, controle de cruzeiro e farol alto adaptativos, quatro câmeras para visão de 3600 e câmera no retrovisor direito para monitoramento de ponto cego (exibindo a imagem no quadro de instrumentos ao se acionar o pisca-pisca). Destaque entre os itens de conforto é o sistema Bluelink que, por meio de aplicativo no celular, permite rastrear o veículo, ligar o motor, acionar o ar-condicionado e ajustar a temperatura interna à distância, receber alertas no celular e até acessar as câmeras ao redor do carro para verificar se nada há de suspeito no entorno.

 

Hyundai Creta Nova Geração 2022 na versão superior Ultimate.

 

São quatro as versões, as três primeiras equipadas com motor 1.0 e a superior com 2.0 – a básica externamente diferenciando-se das demais pela grade simplificada, em cor negra e com barras horizontais. É o seguinte o conteúdo de cada uma: a de entrada Comfort traz de série seis airbags, sistema multimídia com tela de 8″, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, limitador de velocidade, faróis halógenos, luzes diurnas de led, câmera de ré, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros elétricos e rodas de liga de 16″. A seguinte – Limited – agrega ar-condicionado automático digital com saídas para o banco traseiro, sistema de comunicação e informações Bluelink, carregador sem fio para celular, rebatimento elétrico dos espelhos, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, chave presencial, partida por botão, volante de couro com borboletas para troca de marcha e rodas de liga de 17″. A versãoPlatinum também oferece teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital com tela de 7″, tela multimídia de 10,25″,  seletor de modo de condução (Smart, Eco, Normal e Sport), freio de mão eletrônico, câmera de monitoramento de ponto cego, sistema de visão 3600, assentos de couro sintético na cor marrom e banco do condutor com ventilação. A superior Ultimate, por fim, inclui sistema autônomo de frenagem, alerta de saída da faixa, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, faróis e lanternas em led, farol alto adaptativo, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro sintético e interior na cor marrom/bege e rodas de liga de 18″. Pintura em duas cores é oferecida como opcional.

Mantendo índice de nacionalização de 60%, o novo Creta chegará às revendas na segunda quinzena de setembro. O modelo atual continuará a ser vendido “por tempo indeterminado” como opção de entrada, em versão única Action (1.6 l, 128/130 cv e câmbio automático de seis marchas), agora agregando sistema stop & go e sensor de pressão dos pneus.

 

A grade simplificada diferencia a versão de entrada Comfort (à esquerda) das demais.

 

 

 





GmailFacebookTwitter