GUERRA DOS SUVES II

Oito dias depois da Hyundai mostrar seu utilitário esportivo, a Jeep promoveu o lançamento global do esperado Commander, cujos detalhes havia semanas vinha revelando a conta-gotas. É verdade que são modelos díspares e trilham segmentos diferentes, quase opostos, mas ambos são atores importantes na guerra pela conquista de mais um naco desse disputadíssimo mercado.

Terceiro modelo nacional da marca, o Commander ocupará faixa superior aos irmãos Renegade e Compass, em porte e preço, embora com eles compartilhe a plataforma. Projeto brasileiro, desenvolvido em Betim (MG) pelo centro de design da Stellantis e fabricado em Pernambuco, tem 2,79 m de distância entre eixos, 4,77 de comprimento, 1,86 de largura e 1,68 de altura (frente aos 2,64, 4,40, 1,62 e 1,66 m do Compass), pois para ser capaz de acomodar sete lugares, distribuídos em três fileiras de bancos, teve o entre-eixos alongado em 15 cm e as bitolas alargadas.

A carroceria é totalmente nova, naturalmente mantendo a tradicional identidade Jeep na grade. Com estrutura monobloco 79% construída em aço de alta e ultra-alta resistência, herdou do Compass somente os quadros do para-brisa e das portas dianteiras. O desenho da carroceria levou em consideração o uso que se daria ao veículo, oferecendo maiores ângulos de ataque e saída para a versão 4×4 (respectivamente 26 e 240, versus 21 e 23o para a tração dianteira). O vão livre alcança 21,2 cm. Seu bagageiro tem capacidade de 233, 661 ou 1.760 litros, respectivamente com ocupação de sete, cinco ou dois passageiros (no último caso com todos os encostos rebatidos). Os encostos das fileiras 2 e 3 são bipartidos e reclináveis e o banco central deslizante, deslocando-se até 14 cm, de modo a aumentar o espaço para seus ocupantes ou para os dos assentos adicionais.

Dois conjuntos motores estão disponíveis: flex turbo 1.3 de quatro cilindros, 16 válvulas e 180/185 cv (já utilizado no Compass), associado a câmbio automático de seis marchas com dois modos de condução (normal e Sport); e turbodiesel 2.0 de quatro cilindros e 170 cv, com transmissão automática de nove marchas e três modos de condução (Auto, Snow e Sand/Mild [areia e lama]). Já atendendo às normas antipoluição Proconve L7, o turbodiesel veio equipado com sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape. A suspensão é totalmente independente (McPherson na frente e multibraço com molas helicoidais atrás), os freios são a disco nas quatro rodas e a direção tem assistência elétrica.

 

     

Jeep Commander Limited, evidenciando o maior ângulo de entrada da versão 4×4, à esquerda.

 

O Commander foi apresentado em duas versões de acabamento – Limited e Overland – ambas com duas opções de combinação tração-motor (4×4 diesel ou 4×2 turbo flex). Completas, não apresentam itens opcionais, porém a rede autorizada Jeep oferece 18 acessórios para personalização do modelo.

A versão Limited traz sete airbags (dois frontais, laterais e de cortina e um para joelhos do condutor), ar-condicionado de duas zonas, quadro de instrumentos digital personalizável com tela de 10,25″ (o mesmo do Compass), partida por botão, controle de estabilidade e tração, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de desvio de faixa, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, monitoramentos de ponto cego e de tráfego cruzado na traseira, leitor de placas de velocidade, sensor de fadiga, comutação automática dos faróis, assistente de estacionamento, borboletas para troca de marchas no volante, chave presencial, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 10,1″, plataforma de conectividade Adventure Intelligence, rebatimento automático dos retrovisores, para-brisas e vidros laterais com isolamento termo-acústico, carregamento de celular sem fio, bancos do condutor com regulagem elétrica, bancos e revestimento interno de couro e suede preto ou cinza, faróis e lanternas de leds, abertura elétrica do porta-malas e rodas de liga de 18″. A versão Overland agrega teto solar panorâmico, controle automático de descidas íngremes (somente para diesel), banco elétrico para o passageiro da frente, bancos e revestimento interno em couro e suede marrom, sistema de som de 450W com nove altofalantes e rodas de 19″.

Abertas as pré-vendas no dia do lançamento, 2.800 unidades foram adquiridas já nas seis primeiras horas.

 

Jeep Commander Overland 4×4.

 

 

 





GmailFacebookTwitter