IVECO TECTOR

Fruto de investimento de US$ 40 milhões na fábrica de Sete Lagoas (MG), a Iveco promove a atualização da linha Tector, sua família de caminhões mais popular. Duas novas versões leves foram agregadas no limite inferior da gama, com capacidade para 9 e 11 toneladas, segmento do qual a marca estava ausente desde a retirada de linha de seu pouco conhecido modelo Vertis, no início de 2017. Também inédito é o cavalo-mecânico para 17 t em versão de 300 cv.

Os futuros substitutos do Vertis foram oficialmente apresentados ao público já na Fenatran 2017, em outubro, com promessa de comercialização em 2018. Seu lançamento, contudo, sofreu mais de um ano de atraso, só ocorrendo agora. Com a renovação e complementação da família Tector a Iveco busca ampliar a modesta participação da marca no mercado de caminhões (foi a sexta no país, em 2018), para isso contando ocupar parte significativa da demanda atualmente atendida pela linha Cargo, concorrente nos mesmos segmentos da Iveco e que teve a produção recém-abandonada pela Ford.

A família Tector ganhou nova cabine, inspirada no EuroCargo europeu, com basculamento hidráulico de série. Com o lançamento, a nomenclatura foi alterada e simplificada, passando a ser composta por dois números – o peso total em toneladas e a potência em cavalos-vapor. Atendendo capacidades de carga de 9 a 31 toneladas, a gama passou a ser composta por 13 versões – seis para uso urbano e sete para transporte rodoviário.

São as seguintes as características das principais novidades – os dois modelos leves:

9-190, para 9 t (PBT 8,6 t): 4×2 com duas opções de entre-eixos (3,9 e 4,5 m), motor diesel turbo de quatro cilindros, 4.500 cme 190 cv, câmbio manual de seis marchas (com alavanca junto ao painel de instrumentos), chassi tipo escada, suspensão por molas parabólicas (de duplo estágio na traseira), freios pneumáticos a tambor com ABS, direção com assistência hidráulica e cabine curta com teto baixo.

11-190, para 11 t (PBT 10,6 t), seguindo as características do 9-190 e apto a receber terceiro-eixo traseiro instalado por implementador, assim atingindo 13 t de PBT.

Os dois modelos podem receber, como opcionais, rádio com CD e MP3, ar-condicionado, climatizador, banco do motorista com suspensão pneumática, retrovisor, vidros e travas elétricos e para-sol.

 

Nos dois extremos da linha Tector, o novo leve 11-190 e o semi-pesado 8×4 31-300.

 

As demais versões urbanas, já existentes e sem alterações técnicas, todas 4×2 com cabine curta de teto baixo, receberam as denominações seguintes: 15-190 (15 t, 190 cv, câmbio manual), 17-210 (17 t, 210 cv, câmbio manual), 17-280 (17 t, 280 cv, câmbio manual) e 17-300 (17 t, 300 cv, câmbio automatizado Autoshift).

A seguir, os sete modelos rodoviários:

Para 17 t, com cabine curta de teto baixo e opções 4×2 rígido ou cavalo-mecânico: 17-210 (210 cv, câmbio manual), 17-280 (280 cv, câmbio manual) e o novo 17-300 (300 cv, câmbio automatizado Autoshift). Para 24 t, 6×2 com cabine curta e teto baixo ou cabine-leito com teto alto: 24-280 (280 cv, câmbio manual) e 24-300 (300 cv, câmbio automatizado). Para 30 t, 8×2, com cabine-leito de teto baixo ou alto: 31-280 (280 cv, câmbio manual) e 31-300 (300 cv, câmbio automatizado).

A Iveco promete para breve modelos fora-de-estrada.

 

 

 

 





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