KA FREESTYLE

Foi a Ford quem inaugurou a categoria dos “utilitários esportivos” no Brasil ao lançar, no já remoto ano de 2003, o EcoSport. Talvez por ser dona de um verdadeiro SUV a empresa andou meio despreocupada em introduzir versões “aventureiras” em sua linha. Embora sejam estas falsos SUVs, meramente automóveis equipados com adereços esportivos típicos dos veículos fora-de-estrada e que em nada alteram o comportamento do carro em situações mais rudes de utilização, definem um mercado importante e uma categoria que não para de crescer. Toda a concorrência possui o seu modelo.

No Salão do Automóvel de 2016 a Ford ensaiou sua entrada no segmento com o discretíssimo Ka Trail, que não chegou a mostrar ao que veio e é agora substituído pelo Ka FreeStyle, um “aventureiro” de verdade (se é que o termo “verdade” cabe numa categoria que já é, por si só, um… fingimento).

Carro mundial cuja campanha de vendas acaba de ser iniciada no país, foi desenvolvido por equipe mista de brasileiros, indianos e chineses a partir do Ka hatch de série (na Europa será lançado com o nome Ka+ Active). O projeto manteve íntegro o desenho original da carroceria – a menos dos novos para-choques -, porém decorou-a com todos os elementos usualmente aplicados nos carros da categoria: arcos das rodas, rodapé e base dos para-choques em plástico negro, apliques prateados na face inferior da dianteira e traseira, fundo dos faróis e capas dos retrovisores também em preto, tela da grade em novo padrão com logotipo transferido para o centro, lanternas traseiras escurecidas, rack no teto e rodas de liga de 15″ na cor grafite. Com os novos para-choques, o comprimento total aumentou sete centímetros.

O carro chega com novo motor flex de três cilindros, 1.497 cm3 e 128/136 cv, novo câmbio manual de cinco marchas (com engates mais precisos e 9 kg mais leve) ou automático de seis marchas (pela primeira vez num Ka nacional) e direção elétrica com assistência progressiva. A suspensão foi reforçada e recalibrada, mas o vão livre para o solo elevado em somente 1,7 cm. As bitolas cresceram 3 cm. Equipado com pneus de asfalto, o carro vem com freios a disco (ventilados) apenas na dianteira.

Para compensar o péssimo desempenho do Ka nos testes de segurança Latin NCAP (nota zero para ocupantes adultos), o FreeStyle teve a carroceria reforçada com aços mais rígidos e espessos nas colunas, teto e assoalho e novas barras protetoras nas portas.

O interior recebeu toques de sofisticação nas cores, materiais e equipamento. Bancos de couro e tecido canelado, revestimento das laterais em castanho e cinza, painel em tom castanho com novo desenho na parte central, que recebe tela multimídia de 6,5″ sensível ao toque. O carro vem, de série, com ar condicionado, “trio elétrico”, volante multifuncional com regulagem de altura, luzes de direção nos retrovisores, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), engates Isofix para duas cadeiras infantis, faróis de neblina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

Com o lançamento do FreeStyle, subsiste somente outra versão na linha Ka: a básica S, com motor de um litro.

 

     

Ford Ka FreeStyle

 

 





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