NOVO HR-V

No curto período de três meses, entre 2021 e 2022 a Honda brasileira retirou de linha nada menos do que quatro modelos: seu carro-chefe Civic, o pequeno Fit e os utilitários esportivos HR-V e WR-V. A decisão foi estratégica, coerente com os planos de reduzir o tamanho das plataformas dos modelos nacionais, em contrapartida passando a oferecer novos veículos com maior conteúdo.

O primeiro lance, concluído em janeiro, envolveu a substituição simultânea de Fit e Civic pelas versões hatch e sedã da nova geração do City. O segundo lance acaba de ser dado: a apresentação do novo HR-V, mais recheado de itens de segurança e conforto, que a partir de agosto ocupará o lugar, tanto da versão descontinuada, como do antigo WR-V.

Desenvolvido a partir da plataforma do City, o novo HR-V traz uma carroceria conservadora – ainda que ao estilo SUV-cupê, lançado no Brasil pelo VW Nivus. Será apresentado em quatro versões de acabamento: EX Sensing, EXL Sensing, Advance e Touring, as duas primeiras com motor 1.5 aspirado e as demais com motor turbo, sempre associados a câmbio automático CVT simulando sete marchas. Além da motorização e dos itens de conteúdo e acabamento, EX e EXL se diferenciam das versões superiores pela grade, com esbeltos filetes horizontais, para os primeiros, e tipo colmeia com detalhes cromados (mais ao gosto chinês do que nipônico) para Advance e Touring, que também trazem frisos e arcos dos para-lamas em preto brilhante e complementos plásticos nos para-choques, aumentando em 55 mm o comprimento total do veículo.

A menos dos freios, o carro herda todas as características mecânicas do novo City: tração dianteira, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás e direção com assistência elétrica; diferentemente do City, freios a disco nas quatro rodas, os dianteiros ventilados. Também a distância entre eixos é a mesma: 2.610 mm. O motor (quatro cilindros em linha, 1.497 cm3 e 16 válvulas, com injeção direta e duplo comando de válvulas de abertura variável) vem com 126 cv na versão aspirada, alimentado com gasolina ou etanol (a potência da versão turbo, a ser lançada somente em outubro, ainda não foi divulgada).

Totalmente novo, o interior incorpora o sistema magic seat utilizado pelo Fit, com múltiplas opções de posicionamento do assento traseiro e seu encosto, e a nova estrutura para os bancos dianteiros, lançada com o novo City, proporcionando melhor apoio e maior conforto para o corpo de condutor e passageiro. O espaço interno cresceu, porém a capacidade do porta-malas (354 litros) diminuiu significativamente (84 l – mais de 19%).

O novo HR-V é fabricado na planta de Itirapina (a montagem do câmbio CVT, terceirizada, é efetuada em Itajaí, SC; enviado para a fábrica de Sumaré, é acoplado aos motores e o conjunto a seguir transportado para Itirapina). O carro estreia no Brasil a plataforma de conectividade myHonda Connect.

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Honda HR-V 2023 nas versões EXL Sensing, à esquerda, e Advance. 

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É o seguinte o conteúdo de cada versão:

EX Sensing: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), painel digital de 4,2″, tela multimídia de 8″, vidros elétricos, partida do motor por botão, seleção de modo de condução, pacote Honda Sensing (piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego), controle de estabilidade e tração, controle de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, acendimento intermitente das luzes de freio nas frenagens fortes, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, volante regulável em profundidade e altura, controle de áudio no volante, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, faróis e lanternas traseiras de leds, ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro, banco traseiro bipartido 60:40, revestimento dos bancos em tecido e rodas de liga de 17″.

EXL Sensing: além dos itens acima, agrega faróis de neblina, painel digital de 7″, banco traseiro com apoia-braço e porta-copos, chave com controle remoto, revestimento dos bancos em couro preto, volante e alavanca do câmbio revestidos de couro e sensor de estacionamento traseiro.

Advance: inclui escapamento duplo com ponteiras, “para-choques esportivos”, ar-condicionado digital com duas zonas, carregador de celular por indução, rebatimento automático dos retrovisores ao engatar ré, revestimento dos bancos em couro preto ou cinza claro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e plataforma de conectividade myHonda Connect.

Touring: inclui, ainda, ajuste elétrico do banco do motorista, partida remota do motor, lanternas traseiras com máscara fumê e tampa traseira elétrica com sensor de presença para abertura e fechamento.

As rodas de cada versão possuem desenho específico. Nenhum dos carros dispõe de teto solar ou barras no teto.

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