NOVO JEEP RENEGADE

Um carro vencedor. Há seis anos líder absoluto do mercado brasileiro de utilitários esportivos e terceiro automóvel mais vendido no país em 2021, o Renegade passa por sua segunda atualização estética desde o lançamento, em 2016, desta vez também trazendo importante alteração mecânica.

O carro teve as primeiras imagens divulgadas em 10 de janeiro e já nos primeiros dias de fevereiro foi revelado em todos os detalhes. Além de algumas mudanças visuais e de conteúdo, o modelo trouxe como principal novidade a utilização de novo motor – o turbo flex de quatro cilindros, 1.332 cm3, 16 válvulas e 180/185 cv já aplicado à picape Fiat Toro e aos irmãos Compass e Commander.

A troca coincide com a entrada em vigor, no início do ano, de normas de controle ambiental mais rígidas, que inviabilizaram a permanência em linha tanto da antiga unidade 1.8 flex como da 2.0 turbodiesel. (Dada a reduzida demanda pelo diesel – 8% do total vendido em 2021 -, a opção deixa definitivamente de ser oferecida.) Desta forma, pela primeira vez se verá um Renegade flex com tração integral e câmbio automático de nove marchas, antes restritos à versão diesel. O 4×2 permanece com o antigo câmbio automático de seis marchas. Todos mantêm a tradicional suspensão independente McPherson nos dois eixos, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção com assistência elétrica.

A linha passou a ser composta por quatro versões – duas com tração dianteira (Sport e Longitude) e duas 4×4 (Série S e Trailhawk) -, todas flex. Vocacionado para uso fora-de-estrada e com suspensão elevada, a versão top Trailhawk chega a 30o de ângulo de ataque e 32o de saída. Externamente, são novos a grade (mais baixa em altura), para-choques, faróis (seu perímetro pisca ao se acionar a seta), lanternas dianteiras e traseiras, retrovisores e rodas de liga, inéditas e diferentes para cada versão. No interior, o carro ganhou o volante do Compass, painel digital (o mesmo já utilizado em outros carros do grupo Stellantis), novos revestimentos e apoia-braço central com porta-copos.

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Jeep Renegade Sport.

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Vem bastante bem equipado desde a versão de entrada, inclusive com diversos sistemas de segurança e de auxílio ao condutor. É o seguinte o conteúdo de série:

Sport (4×2): câmbio automático de seis marchas, seis airbags, ar-condicionado, central multimídia com tela de 7”, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, piloto automático, limitador de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, dois modos de condução (Auto e Sport), Traction Control + (transferência do torque para a roda que apresente melhor aderência), câmera de ré, sistema start-stop, faróis de leds e rodas de liga de 17”.

Longitude (4×2) agrega ar-condicionado digital de duas zonas, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8,4”, faróis de neblina em leds, borboleta para troca de marchas no volante, bancos revestidos em couro negro, carregador de celular por indução e rodas de liga de 18”.

Série S (4×4) traz ainda câmbio automático de nove marchas, sete airbags, abertura das portas sem chave, comutação automática do farol alto, quatro modos de condução (Auto, Sport, Snow e Sand/Mud), sensores crepuscular e de chuva, partida do motor por botão, assistente de estacionamento, sensor de pontos cegos, detector de tráfego traseiro, controle de velocidade em descidas, bloqueio do diferencial traseiro, revestimento interno do teto em preto e rodas de liga de 19”.

Trailhawk (4×4) traz os mesmos itens, mais função Rock no seletor de modos de condução, suspensão elevada, proteção inferior para carter, cardã e câmbio, pneus de uso misto, acessórios off-road, revestimento com costuras vermelhas e rodas de liga 17” com acabamento diamantado.

Teto solar elétrico panorâmico é oferecido como opcional para as duas versões 4×4 e bancos de couro marrom a partir da Longitude.

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Jeep Renegade Longitude.

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