RENAULT DUSTER 2021

Lançado em 2018 pela Dacia, subsidiária romena da Renault, a versão brasileira do utilitário esportivo Duster foi oficialmente apresentada em março, trazendo acabamento muito melhorado e substancias mudanças estéticas e mecânicas com relação ao anterior, dentre as quais o abandono do motor 2.0 e da tração nas quatro rodas.

Mantida a plataforma antiga, suspensão e estrutura foram reforçadas, esta tornando-se 12,5% mais rígida. O carro ganhou direção com assistência elétrica (em lugar da anterior eletro-hidráulica), volante com ajuste de altura (já era regulável em profundidade), sistema start-stop de ligação do motor, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, sensor crepuscular e sistema de monitoramento com quatro câmeras (uma dianteira, duas nos retrovisores e uma traseira). Só possui dois airbags, porém agora conta com chave-cartão presencial.

Apesar de 4,7 cm mais longo do que o antigo, o novo Duster manteve o mesmo volume do porta-malas – 475 litros. Também permaneceu o estilo geral e a volumetria da carroceria, porém mudou bastante em detalhes: a coluna A e para-brisa estão mais inclinados e são novos capô (mais curto), grade, faróis (com luzes diurnas periféricas de leds), para-choques, rodapé das portas, molduras com luzes de direção e falsas saídas de ar na lateral dos para-lamas dianteiros, barras do teto, lanternas traseiras (quadradas, semelhantes às do Jeep Renegade), tampa traseira, portas e formato da terceira janela lateral. Estranhamente, a Renault exalta, como qualidade, a “menor área envidraçada” do novo modelo. Seu vão livre é de 23,7 cm, com bons ângulos de entrada (300) e saída (34,50).

Internamente, melhoraram acabamento, qualidade dos materiais e isolamento acústico, auxiliado pelos vidros dianteiros mais espessos. O painel e o console central foram redesenhados, ganhando central multimídia com tela de 8″ e possibilidade de personalização, ar-condicionado digital, assentos mais envolventes (com regulagem de altura para o do motorista) e novos revestimento laterais e dos bancos. Também são novos volante e sistema de som com seis alto-falantes.

 

     

Renault Duster Iconic 2021 equipado com pacote Outsider.

 

São três as versões – Zen, Intense e Iconic -, todas com motor 1.6 flex de quatro cilindros e duplo comando de válvulas (1.598 cm3 e 118/120 cv), acoplado a câmbio manual de cinco marchas (somente para versão Zen) ou automático CVT (opcional para Zen e de série para as demais) e tração dianteira; foi mantido o atual tanque de partida a frio.

A versão de entrada Zen traz, de série, ar-condicionado manual, cinto de segurança de três pontos nos cinco lugares, vidro elétrico nas quatro portas, trava elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, chave-canivete, barras do teto na cor preta e rodas de aço de 16″. Como opcionais, central multimídia, faróis de neblina, ponteira do escapamento cromada e rodas de liga de 16″.

Intense vem, adicionalmente, com sistema multimídia, ar-condicionado digital, grade, barras do teto e retrovisores externos (elétricos) cromados, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, aplique prateado nos para-choques, rodas de liga de 16″, câmera de ré e controlador e limitador de velocidade; como opcional, bancos de couro.

A versão top Iconic, por fim, traz de série sensor crepuscular, sistema com quatro câmeras, sensor de ponto cego, chave-cartão, apoia-braço e rodas de liga de 17″.

Para todas as versões a Renault disponibiliza dois pacotes opcionais de acessórios, instalados na linha de montagem: Tech (rebatimento do retrovisor ao manobrar, apoia-braço e carpete) e Outsider (complemento do para-choque dianteiro, farol de longo alcance, apliques plásticos de proteção das portas e em torno dos arcos das rodas, barras do teto e capas dos retrovisores externos na cor preta).

 

 





GmailFacebookTwitter