SEDÃ VIRTUS

Em 2017 Fiat e Volkswagen começaram a se preparar para ferrenha disputa de posições nos segmentos de hatches e sedãs compactos premium. O primeiro movimento foi dado pela Fiat, em junho, com o lançamento do hatch Argo, logo neutralizado pela VW, em setembro, com a chegada do novo Polo, carro que logo se revelou vários pontos acima do concorrente – em acabamento, tecnologia e desempenho. Mais um passo nessa luta pelo domínio de um mercado tão polpudo aconteceu em novembro, quando a Volkswagen se antecipou e promoveu a pré-apresentação mundial do sedã Virtus, com informações ainda incompletas quanto a versões, conteúdo e motorização. Dez dias depois foi a vez da Fiat divulgar imagens definitivas do seu sedã Cronos.

O Virtus foi oficialmente lançado em 22 de janeiro, quando foram reveladas as características técnicas e de conteúdo restantes do novo carro. Dias depois as primeiros unidades foram cedidos à imprensa para testes rápidos. Agora, em fevereiro, efetivamente começa a segunda etapa da disputa, com o início da produção do Argo, na Argentina, e a abertura das vendas do Virtus, no Brasil.

Projeto brasileiro desenvolvido a partir do hatch Polo (este de concepção alemã), o Virtus teve a distância entre eixos aumentada em 8,6 cm (2,65 m, a mesma do médio Jetta). Com isto alcançou 4,48 m de comprimento (42,5 cm a mais do que o Polo), abrindo espaço para um amplo porta-malas com 521 l de capacidade. Os encostos bipartidos do banco traseiro e o dianteiro do passageiro são rebatíveis, permitindo transportar cargas com até 2,65 m de comprimento. Isto é: espaço interno e porta-malas de carro médio.

A plataforma utilizada é a mesma do Audi A3 nacional. A maior parte da estrutura da carroceria utiliza aços especiais de alta e ultra-alta resistência. Assim como aconteceu com o Polo, o sedã Virtus recebeu nota máxima nos testes de segurança Latin NCAP: cinco estrelas para proteção de adultos e de crianças.

Dois são os conjuntos mecânicos oferecidos: 200 TSI (1.0 de três cilindros turboalimentado com injeção direta, quatro válvulas por cilindro e 115/128 cv) associado a câmbio automático de seis marchas e 1.6 aspirado (quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas e 110/117 cv) com caixa manual de cinco marchas. São três as versões: MSI (com motor 1.6), Comfortline e a topo de linha Highline (ambas com o 200 TSI). MSI traz freios a disco (ventilados) somente nas rodas dianteiras, enquanto que as versões turbo os têm na quatro rodas. Todos vem com suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira com molas helicoidais e eixo de torção e direção com assistência elétrica.

Painel e padrão de acabamento interno seguem, no geral, o que se encontra no Polo. Há diversos porta-objetos, mas elementos como difusor de ar condicionado para o banco traseiro, apoia-braço central ajustável e porta-luvas com refrigeração são itens que dependem da versão. A Volkswagen privilegiou a conectividade e a informática no novo carro. Para o Comfortline, por exemplo, é opcionalmente oferecida tela de 8″ com áudio e navegador (de série a tela é de 6,5″, sem GPS), e para o Highline, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25″ e navegador (que, quando acionado, desloca para os lados velocímetro e conta-giros digitais).

Com o Virtus a Volkswagen também disponibilizou aplicativo para celular destinado a responder questões sobre o carro e seu uso – um verdadeiro manual virtual. A consulta pode ser feita por meio de escrita, voz e até por imagem, e o sistema entende linguagem informal e abreviações, reconhece sotaques e aprende com base nas interações com o motorista.

 

     

Volkswagen Virtus Comfortline e Highline

 

É o seguinte o conteúdo de cada versão:

MSI: ar condicionado, quatro airbags (frontais e laterais), vidros e travas elétricos, controle remoto de travas, para-sóis com iluminação, banco do motorista com regulagem de altura, sistema de áudio com rádio/MP3 e controle de tração. Como opcionais: computador de bordo, volante com comandos, rodas de alumínio de 15″, controle eletrônico de estabilidade e sensores de estacionamento traseiros.

Comfortline: como o MSI, mais retrovisores elétricos, apóia-braço dianteiro, regulagem de altura e distância do volante, sistema de áudio com tela de 6,5″, volante com comandos, rodas de alumínio de 15″, faróis de neblina, controle de estabilidade e sensores de estacionamento traseiros. São opcionais: ar-condicionado automático, porta-luvas refrigerado, volante de couro, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno antiofuscante, câmera de ré, detector de fadiga do motorista, rodas de 16″, controle de velocidade, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de frenagem automática pós-colisão e monitor de pressão dos pneus.

Highline: o mesmo do Comfortline, mais ar-condicionado automático, banco do passageiro dianteiro rebatível, porta-luvas refrigerado e volante de couro. Como opcionais, além daqueles oferecidos para Comfortline, também bancos de couro, quadro de instrumentos digital configurável de 10,25″ e rodas de 17″.

 

 

 

 





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