TORO 2022

As duas novidades brasileiras do mês foram trazidas pela Stellantis e vieram da planta pernambucana do Grupo – uma com a marca Fiat e outra, Jeep.

Na primeira, além de alterações técnicas e de conteúdo, a picape Toro mostrou sua primeira reestilização desde o lançamento em 2016. As mudanças estéticas foram concentradas na dianteira, onde são novos para-choque, grade, capô, lanternas e pequenos detalhes no entorno. Em letras grandes, a marca Fiat foi aposta ao centro da grade, que, por sua vez, difere em função da versão. A traseira não foi alterada.

(Nota-se que, se curvando ao modismo, a Fiat adotou para as duas versões superiores da picape – Ranch e Ultra – o visual brutalista típico dos equivalentes norte-americanos e japoneses, neste caso anulando o estilo avançado e elegante – único na categoria, aliás – que o modelo inicial trouxe para o mercado.)

É novo o motor 1.35 turbo flex de quatro cilindros em linha, 16 válvulas e 180/185 cv. Desenvolvido a partir do similar aspirado utilizado pelo Argo e Cronos, chega acoplado a câmbio automático de seis marchas e tração dianteira (segundo a Fiat, a adoção do novo motor permitiu elevar a capacidade de carga de 650 para 750 kg). Permanecem o diesel de 2,0 litros e 170 cv com caixa automática de nove marchas e tração integral, assim como o atual 1.75 aspirado de 135/139 cv para a versão de entrada.

Novos recursos eletrônicos foram agregados ao controle da tração: bloqueio eletrônico do diferencial para melhorar a aderência na versão 4×2, ABS com modo off-road, permitindo leve travamento das rodas em certas situações, e inibição do controle de tração 4×4.

Internamente, além dos novos materiais de acabamento, novo console central e maior número de porta-objetos, chamam atenção as novidades no painel: quadro de instrumentos digital de 7″, central de áudio com tela de 7, 8,4 ou 10,1″ (esta em posição vertical) e mais recursos de conectividade, inclusive atualização remota do software, chamadas de emergência, localização do carro, acionamento do ar-condicionado à distância e partida remota do motor.

 

     

Fiat Toro 2022 na versões Freedom (à esquerda) e Ranch.

 

São cinco as versões oferecidas – Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. A básica Endurance dispõe de três opções de motor (1.35 turbo, 1.75 aspirado e 2.0 diesel), Freedom e Volcano duas (1.35 e 2.0) e as duas superiores, somente 2.0 diesel. É o seguinte o conteúdo de cada uma:

Endurance 1.75 e 1.35 turbo: tração dianteira, ar-condicionado, airbags laterais dianteiros e de cortina, central de áudio com tela de 7″, comando de áudio no volante, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e tração, controle de velocidade, monitor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros, lanternas traseiras e luzes diurnas de leds, barras longitudinais pretas no teto, revestimento de caçamba, grade preta e rodas de liga de 16″.

Freedom 1.35 turbo: inclui ar-condicionado automático de duas zonas, central de áudio com tela de 8,4″, comando de marchas no volante, volante de couro, câmera de ré, faróis de leds, faróis de neblina, tampão marítimo, frisos cromados na grade e rodas de 17″.

Volcano 1.35: agrega airbag de joelhos para o motorista, bancos de couro, regulagem elétrica do banco do motorista, navegador, chave presencial para acesso e partida, sensores de estacionamento dianteiros, barras cromadas no teto e rodas de 18″.

Endurance, Freedom e Volcano 2.0 diesel: ao conteúdo das respectivas versões, agrega tração 4×4, controle eletrônico de descida e protetor de cárter.

Ranch 2.0: tração 4×4, mais central de áudio com tela de 10,1″, aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, comutação automática dos faróis, bancos de couro marrom, estribos, santantônio e retrovisores externos cromados, grade dianteira diferenciada (cromada).

Ultra: inclui ainda bancos de couro com detalhes em vermelho, bitola 10 mm maior, tampão rígido de alumínio para a caçamba e grade dianteira diferenciada (preta).

A picape Toro dispõe, ainda, de 71 itens opcionais, na linha Mopar, 14 deles inéditos, permitindo inúmeras possibilidades de personalização do carro.

 

 





GmailFacebookTwitter